ANP oferta blocos estratégicos no pré-sal em leilão marcado para outubro

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou que oferecerá sete blocos exploratórios na região do pré-sal em um leilão marcado para o dia 22 de outubro de 2025. A licitação, parte da 5ª Rodada de Partilha de Produção, visa reforçar a atratividade do setor offshore brasileiro, principalmente nas áreas mais promissoras de águas profundas.

Blocos ofertados

Os blocos que estarão disponíveis para lances são: Jaspe, Citrino, Larimar, Onyx, Itaimbezinho, Ametista e Esmeralda. Todos localizados em áreas estratégicas da costa brasileira com elevado potencial de reservas, segundo estudos da ANP.

Esses blocos integram a região do pré-sal, que abriga as maiores descobertas de petróleo do país, marcadas por formações geológicas abaixo de uma espessa camada de sal no fundo do mar. Desde sua descoberta, há cerca de 20 anos, o pré-sal transformou o Brasil em um dos maiores produtores globais de petróleo.

Importância estratégica do pré-sal

A produção do pré-sal já responde por mais de 70% da produção nacional de petróleo, com campos altamente produtivos e economicamente viáveis, mesmo em cenários desafiadores de preço do barril. O novo leilão sinaliza a intenção do governo brasileiro de ampliar os investimentos internacionais no setor de energia, oferecendo ativos de alto valor e retorno potencial.

Além disso, a ANP reforça que os blocos passaram por análises sísmicas de alta resolução e contam com dados geológicos promissores, o que deve atrair o interesse de grandes petroleiras globais.

O post ANP oferta blocos estratégicos no pré-sal em leilão marcado para outubro apareceu primeiro em Click Petróleo .

Adicionar aos favoritos o Link permanente.