
VÍDEO: passageiro abandona cão em aeroporto de Florianópolis após recusa de embarque
Um passageiro foi preso em flagrante após abandonar um cachorro no Aeroporto Internacional de Florianópolis, depois ser impedido de embarcar com o animal. O caso aconteceu nessa quarta-feira (20) e o homem foi preso ao desembarcar no Distrito Federal.
Câmeras de segurança do aeroporto registraram o momento em que o homem carrega o cachorro dentro de uma caixa de transporte. Em seguida, ele posiciona a caixa entre dois carros no estacionamento e se afasta caminhando (assista acima).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Segundo a Polícia Civil de Santa Catarina, funcionários da concessionária que administra o aeroporto encontraram a caixa de transporte com o cachorro abandonado e acionaram a Delegacia de Proteção ao Turista (DPTUR), que atua no terminal.
Durante a investigação, os agentes descobriram que o tutor do animal havia embarcado em um voo com destino a Brasília. Com apoio da Delegacia de Proteção Animal (DPA), a equipe entrou em contato com a Polícia Civil do Distrito Federal.
O homem foi localizado e preso no Aeroporto Internacional de Brasília pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA), acusado de maus-tratos por abandono.
Homem abandona cão em aeroporto de SC e é preso no DF; veja vídeo
PCSC
LEIA MAIS:
Mais de 200 pinguins são encontrados mortos em SC em dois dias
VÍDEO: amigas surpreendem noiva com despedida de solteira dentro de supermercado
Como denunciar
O abandono de animais é crime e considerado maus-tratos. A lei número 9.605/98 também prevê aumento de pena quando o animal é um cão ou um gato.
É possível denunciar, de maneira anônima ou sigilosa, crimes de maus-tratos contra animais por canais oficiais das autoridades. Veja alguns deles:
Ministério Público Federal: A denúncia de prática maus-tratos contra animais pode ser feita diretamente ao Ministério Público, que tem autoridade para propor ação contra os que desrespeitam a Lei de Crimes Ambientais. O registro pode ser feito pelo site do MP ou pelas ouvidorias dos Ministérios Públicos estaduais.
Polícia Militar: Número 190 deve ser acionado em casos de necessidade imediata ou socorro rápido. O 190 está disponível de forma gratuita em todo o território nacional.
Disque Denúncia: É possível denunciar anonimamente casos de maus-tratos a animais através do Disque Denúncia. Pesquise o número de atendimento no seu estado.
Federação Brasileira dos Animais: No site da Federação há uma aba para fazer denúncias.
Delegacias de polícia: O boletim de ocorrência pode ser registrado em qualquer delegacia de polícia, inclusive eletronicamente em alguns estados.
Homem abandona cão em aeroporto de SC e é preso no DF; veja vídeo
PCSC
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias