Ponte Salvador–Itaparica: obra bilionária terá estrutura maior que Cristo Redentor

O projeto da ponte Salvador–Itaparica, que será a maior da América Latina com 12,4 km sobre a água, promete se tornar um marco da engenharia nacional. Seus mastros se elevarão a alturas que superarão grandes pontos turísticos de Salvador e do Brasil.A expectativa é que os mastros principais da estrutura alcancem impressionantes 218 metros de altura, superando estruturas icônicas como o Elevador Lacerda (72 m), o Farol da Barra (62 m) e até o Cristo Redentor, reforçando o tamanho da obra e seu potencial de se tornar um novo cartão-postal da Bahia.

|  Foto: Design A TARDE

O projeto de implantação da Ponte vai muito além de encurtar a distância entre a capital baiana e a ilha. Segundo estimativas da Concessão responsável pela estrutura, a obra trará impactos positivos diretos e indiretos para cerca de 250 municípios, beneficiando aproximadamente 10 milhões de pessoas em diferentes regiões da Bahia.A nova conexão deve impulsionar o desenvolvimento econômico em áreas que antes enfrentavam limitações logísticas, integrando melhor o litoral baiano ao interior e a outros estados. A expectativa é de que, com o acesso facilitado, municípios do Recôncavo, do sul e do sudoeste da Bahia ampliem seu potencial produtivo e turístico, fortalecendo a economia local e regional.Confira como ficarão os mastros da Salvador–Itaparica:

Avanços da obraApós 12 meses de trabalho, foi finalizada, em março de 2025, a etapa de sondagem na Baía de Todos os Santos, com um investimento de R$ 200 milhões. Essa fase consiste na investigação e confirmação da geologia do terreno para definir a fundação da ponte.Atualmente, o projeto está na fase de mobilização do canteiro de obras — etapa inicial em que são organizados e preparados todos os recursos necessários para o início da construção —, prevista para ser concluída até o final de 2025. Esse avanço depende da emissão da licença ambiental pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), além das aprovações dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais.Na última sexta, o Governo da Bahia avançou uma etapa nas obras da Ponte com a desapropriação de uma área de 1.790,760 m² localizada em Salvador, que será utilizada para a implantação de acessos viários da estrutura.O terreno, que exclui bens de domínio público, será fundamental para a construção dos acessos à ponte, obra considerada estratégica pelo governo estadual para integrar a capital à Ilha de Itaparica e encurtar o tempo de deslocamento entre a Região Metropolitana de Salvador e o Recôncavo Baiano.O projeto é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês formado por dois grandes grupos que estão entre os maiores do mundo no segmento de construção e infraestrutura. São eles: China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC) e China Communications Construction Company (CCCC).O investimento total previsto é de R$ 10,6 bilhões, com início das obras programado para 2026. A construção terá duração de cinco anos a partir da montagem do canteiro de obras que está prevista para este ano.Confira trechos que vão integrar a PonteTrecho 1 – Acessos viários em SalvadorConstrução das estruturas que compõem os acessos em Salvador, entre os bairros da Calçada e Água de Meninos e um conjunto de viadutos, além de dois túneis praticamente paralelos aos existentes na Via Expressa.Trecho 2 – Ponte Salvador – Ilha de ItaparicaApós conclusão do sistema viário de Salvador, começam as obras da ponte Salvador-Itaparica, com 12.4 km de extensão. Nesse trecho do empreendimento, a construção foi dividida em três etapas: trecho de aproximação na Ilha de Itaparica, com 4.6 km, trecho de aproximação em Salvador, com 6.9 km de extensão, e trecho estaiado, com 0.9 km de comprimento e 85 m acima do nível do mar.Trecho 3 – Acessos viários em ItaparicaO Sistema Viário de Itaparica possui aproximadamente 30 km de extensão, compreendidos entre a chegada da Ponte Salvador–Itaparica até a Ponte do Funil, através de uma nova rodovia projetada, que compreende a construção de viadutos incorporados em três interseções.Trecho 4Recuperação e duplicação de trecho da BA-001, nas proximidades de Cacha Prego até a Cabeceira da Ponte do Funil.

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