Avanço na robótica: vídeo mostra humanoide dobrando roupas sozinho

Quem diz que robô não é capaz de substituir ou ser um aliado do ser humano já pode começar a rever sua opinião. Isso porque, a a startup americana Figure divulgou um vídeo mostrando seu robô humanoide, Helix, dobrando e empilhando roupas de forma autônoma. A demonstração reforça a ambição da empresa de criar máquinas capazes de auxiliar os humanos em tarefas cotidianas. A ideia da startup é que, no futuro, as máquinas sejam aliadas dos humanos nas tarefas domésticas e na indústria.Segundo a companhia, o ato aparentemente banal é um desafio e tanto para a robótica. “Roupas e toalhas são deformáveis, mudam constantemente de formato, dobram-se de forma imprevisível e são propensas… Segundo a companhia, atividades aparentemente simples e tarefas domésticas podem ser um grande desafio para a robótica. “Roupas e toalhas são deformáveis, mudam constantemente de formato, dobram-se de forma imprevisível e são propensas a enrugar ou amassar”, diz a Figure. 
Today we unveiled the first humanoid robot that can fold laundry autonomouslySame exact Helix architecture, only new data pic.twitter.com/0iEToKfETD— Figure (@Figure_robot) August 12, 2025Para o humano, ter coordenação motora é fácil. Porém, para um robô, entretanto, não existe uma sequência pré-definida de movimentos que garanta sucesso, explica a empresa. Outras atividadesRecentemente, o Helix já havia sido filmado: colocando roupas na máquina de lavar com alta precisão; empacotando caixas em um centro de distribuição logística.A novidade agora é que o robô conseguiu adquirir essa habilidade apenas com a adição de mais dados ao seu sistema, sem necessidade de alterações físicas em sua estrutura. Esse avanço facilita a adaptação do Helix de ambientes industriais para residenciais.

Leia Também:

Superou Samsung e Apple! Celular chinês recebe título de melhor câmera

Apple anuncia mudança de preços em seu produto; veja valores

Revolução! Chineses vão lançar em 2026 um robô capaz de engravidar

MelhoriasAlém da capacidade de dobrar roupas, o robô também recebeu melhorias na interação com pessoas. Ele agora consegue manter:contato visual;direcionar o olhar; usar gestos manuais, tornando a comunicação mais natural e intuitiva.FigureA Figure faz parte de um grupo de empresas que investem na indústria emergente de robôs humanoides. Companhias como Tesla, Boston Dynamics e Agility Robotics competem para lançar modelos que sejam realmente úteis no dia a dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.