Um professor foi afastado de suas funções na Escola Municipal Antônio de Castro Figueiredo, em Lagoa Santa, na Grande BH, após uma suspeita de crime sexual na instituição. O caso, que envolve a violação dos Direitos da Criança e do Adolescente, está sendo investigado em sigilo tanto pela prefeitura quanto pela Polícia Civil para preservar a família e a potencial vítima.
Segundo a Prefeitura de Lagoa Santa, a denúncia chegou ao conhecimento do poder público há cerca de um mês. Imediatamente, o professor foi afastado e uma sindicância interna foi aberta pela Corregedoria do município para apurar os fatos administrativamente.
Em nota, a prefeitura detalhou as medidas de apoio que foram imediatamente oferecidas à possível vítima e à família. São elas:
- Acompanhamento psicossocial: Uma equipe multidisciplinar, com psicólogos e assistentes sociais, foi disponibilizada para prestar suporte contínuo, inclusive nos fins de semana;
- Transferência escolar: A família pediu transferência da possível vítima para outra unidade foi acompanhada em visitas a outras escolas da rede municipal;
- Monitoramento do Conselho Tutelar: O caso está sendo acompanhado de perto pelo Conselho Tutelar da cidade.
Procurada pelo BHAZ, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) confirmou que está investigando o caso. Nessa sexta-feira (22), foi cumprido um mandado de busca e apreensão contra o suspeito, um homem de 42 anos. A corporação reforçou que todos os procedimentos correm sob sigilo.
A gestão municipal destacou que repudia qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes. A prefeitura citou um decreto recente da atual gestão que obriga todas as escolas, públicas e privadas, a manterem certidões de antecedentes criminais atualizadas de todos os seus funcionários.
A administração municipal enfatizou que a sindicância está em fase avançada e que, se os desvios de conduta forem comprovados, os envolvidos responderão administrativa e criminalmente, mas ressaltou a importância de respeitar a presunção de inocência durante a apuração dos fatos.
O post Professor é afastado suspeito de crime sexual em escola pública de Lagoa Santa apareceu primeiro em BHAZ.