
Mãe de bebê encontrada morta com lesões e marca de mordida é presa em Cariacica
Eliana Aparecida Simor Pereira, de 19 anos, mãe de Maya Simor Pereira, — bebê encontrada morta com lesões e marca de mordida no corpo, em maio deste ano, em Cariacica, Grande Vitória – foi presa nesta sexta-feira (22) após cumprimento de um mandado de prisão preventiva, três meses após o crime.
Segundo a denúncia do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Eliana é apontada como suspeita de homicídio qualificado, com as qualificadoras de motivo fútil, tortura e impossibilidade de defesa da vítima.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Quando for julgada, há ainda possibilidade de aumento da pena da mulher, considerando que Maya era menor de 14 anos. A bebê tiha 1 ano de idade.
O companheiro de Eliana, Thiago Colodino Barcelos, pai de Maya, foi preso ainda em maio, um dia depois da morte da bebê. Ele se entregou à polícia e assumiu a autoria da ocorrência. Segundo o MPES, ele vai responder pelos mesmos crimes que Eliana.
Mãe de Maya Simor Pereira, de 1 ano, encontrada morta com lesões e mordida em Cariacica, Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
LEIA TAMBÉM:
SUSPEITO CONHECIDO? Homem é chamado pelo nome e executado com vários tiros na cabeça no meio da rua
REVOLTA: Bebê recém-nascido tem o pé queimado com algodão em hospital e precisa passar por cirurgia
A decisão que determinou a prisão de Eliana e a manutenção da prisão de Thiago destaca que o crime contra Maya foi de “extrema relevância e periculosidade”.
O texto, assinado pela juíza Eliana Ferrari Siviero, aponta ainda que a mãe da bebê presenciava agressões praticadas pelo pai contra a neném, “mas não impedia que a mesma passasse pelas torturas praticadas, sendo conivente com todas as agressões sofridas e, quando era confrontada [por terceiros], mentia para proteger Thiago”.
A denúncia ainda revela que a bebê era castigada desde os seis meses de vida e chegou a ter um dos braços quebrados em uma das agressões, sendo que os pais só a levaram ao hospital uma semana depois. Maya ainda tinha a higiene básica negligenciada, pois sempre era vista suja de fezes e de urina.
Na descrição dos autos, Thiago ficou responsável por alimentar a filha, ao passo que, após uma crise de choro da criança, ele a agrediu e a arremessou violentamente sobre a cama, deixando-a à própria sorte.
Ainda segundo os autos, Eliana estava na residência e ouviu toda a agressão, no entanto, só foi verificar o estado de Maya horas depois, encontrando-a já morta.
Maya Simor Pereira, de 1 ano, encontrada morta com lesões e mordida em Cariacica, Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
De acordo com a Secretaria da Justiça (Sejus), Eliana está detida no Centro Prisional Feminino de Cariacica e Thiago segue preso no Centro de Detenção Provisória de Marataízes.
Relato da mãe
No dia do crime, a mãe da meninae que estava grávida de 9 meses, prestou depoimento à polícia e contou que o marido manteve a filha no quarto e não deixou mãe da crinça entrar no cômodo por algum tempo.
“Depois do almoço, foi meio-dia, ele pegou, levou ela [criança] na cozinha, mas ela [criança] me viu e começou a chorar. Então, ele a levou para o quarto e bateu nela. A mordida no braço dela foi ele quem deu. […] Ele não me deixou entrar no quarto”, relatou a mãe, que não quis se identificar.
Segundo a mãe, a menina era constantemente agredida porque o homem não acreditava que Maya fosse filha dele.
“Ele começou a bater nela depois dos sete meses, porque, na mente dele, ela não era filha dele. Eu não podia fazer nada porque eu tinha medo. […] Ele me agrediu duas vezes, tentou me matar com uma gravata e uma outra vez que me bateu com a cordinha de moto”, relatou a jovem.
Quando conseguiu pegar a filha, a jovem percebeu que a menina estava sem respirar e ligou para o sogro, que trabalhava na roça, para pedir ajuda.
“Recebi a ligação, perguntei o que estava acontecendo, ela falou que a criança tinha passado mal. Quando ela foi balançar, a criança estava gelada”, contou o avô, que também não quis se identificar.
*Com informações de João Barbosa.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo