
Santos, SP, cria ‘IPC-Cará’ para medir inflação com base no preço do pão tradicional da cidade
Divulgação/Prefeitura de Santos
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, criou um indicador econômico inédito baseado no pão de cará, patrimônio imaterial da cidade. O IPC-Cará (Índice de Preços ao Consumidor) acompanha semanalmente as variações no preço do produto para medir o impacto da inflação no cotidiano dos santistas.
O primeiro boletim, divulgado na sexta-feira (22), registrou preço médio de R$ 22,82 pelo quilo do pão de cará. Os dados foram coletados entre 13 e 19 de agosto em 23 mercados e padarias distribuídos pela cidade.
O levantamento é feito pelo Departamento de Orçamento e Gestão (Deorg), da Secretaria de Governo, e segue modelos consolidados, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o Big Mac Index — criado pela revista The Economist a partir do preço do sanduíche Big Mac, do McDonald’s.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Como funciona o índice
A cada semana, técnicos da prefeitura visitam estabelecimentos no Centro, Morros, Orla, Zona Intermediária e Zona Noroeste para coletar os preços. Os dados geram relatórios semanais (sintéticos) e mensais (analíticos) que relacionam as oscilações locais aos cenários econômicos em âmbito nacional e internacional.
Segundo a administração municipal, o IPC-Cará tem o objetivo de:
Fortalecer o comércio local;
Estimular o consumo consciente;
Aproximar a população de instrumentos de análise econômica.
“Ao transformar um patrimônio cultural em indicador econômico, aproximamos a população de conceitos importantes de forma leve e acessível”, disse o secretário de Governo, Fábio Ferraz, em nota divulgada pela prefeitura.
Termômetro do custo de vida
O economista Plínio Rolim, do Departamento de Gestão e Orçamento, responsável técnico pelo projeto, explicou que o medidor funciona como “termômetro” do custo de vida em cada região da cidade.
“Este índice ajuda a população a acompanhar variações de preços e tomar decisões de consumo, além de estimular a competitividade do comércio local e reforçar o vínculo afetivo dos santistas com o pão de cará”, explicou.
A divulgação do índice será feita em um banner no Santos Portal. Além disso, a prefeitura continuará publicando mensalmente a pesquisa com o preço médio da cesta básica na cidade.
4º Cará Festival reúne música, teatro e exposição em Santos; veja programação
Conheça o pão de cará, um patrimônio santista:
Culinária #013: conheça o pão de cará, um patrimônio de Santos
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos