Caminhão Sabor e Renda leva oficinas gratuitas de educação alimentar; veja programação


Caminhão Sabor e Renda leva oficinas gratuitas de educação alimentar para bairros de Guarujá
Divulgação/Prefeitura de Guarujá
A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, oferece oficinas culinárias de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) por meio do projeto Caminhão Sabor e Renda, que passará por diversos pontos da cidade até o fim de setembro (confira as datas e horários no final).
Teóricas e práticas, as oficinas ensinam o preparo de receitas saudáveis, econômicas e acessíveis usando alimentos in natura ou minimamente processados, com foco no aproveitamento integral, como cascas, talos e folhas.
Além disso, são abordados temas como boas práticas de manipulação de alimentos e orientações nutricionais baseadas no Guia Alimentar para a População Brasileira. A ação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Segan).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Ao final de cada oficina, os participantes experimentam os alimentos para conhecerem os sabores e texturas resultantes do aproveitamento integral dos alimentos. Desta forma, a população aprende a evitar o desperdício e melhorar a qualidade da alimentação.
De acordo com a prefeitura, o projeto é fruto de uma conquista junto ao Governo Federal, por meio de recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD-M) do Programa Bolsa Família.
Confira a programação das oficinas:
25/08 – 14 horas – CRAS Santa Rosa – Rua Azuil Loureiro nº1020 – Santa Rosa
03/09 – 14 horas – CRAS Morrinhos – Rua Manoel Vicente Brito s/n – Morrinhos III
17/09 – 14 horas – CRAS Enseada – Rua Dr. Fernando Nascimento, 640 – Balneário Cidade Atlântica – Enseada
22/09 – 14 horas – Idosos atendidos no CATI (SEGAN)
30/09 – 14 horas – Público da Feira da Cidadania (SEGAN) – Rua Washington, 700 – Centro
Veja também: Alimentação plant-based
Restaurantes que servem pratos à base de vegetais têm se multiplicado no litoral de São Paulo atraindo não só veganos e vegetarianos, mas também quem busca experimentar novos sabores e cuidar da saúde.
A proposta vai além da exclusão de produtos de origem animal: Ela valoriza ingredientes naturais, com baixo teor de gordura e alto teor de fibras, seguindo os princípios da alimentação plant-based, conceito introduzido pelo pesquisador T. Colin Campbell nos anos 1980. Confira abaixo uma receita:
Restaurantes investem na alimentação plant-based e ganham o público pelo sabor
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.