Pacientes de uma área da Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) Neonatal dos Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG), no bairro Santa Efigênia, região Leste de Belo Horizonte, foram transferidos devido a uma infestação de piolhos de pombo na unidade de saúde. A informação foi confirmada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra a instituição, nesta segunda-feira (25). Nenhum paciente foi afetado.
Segundo a Ebserh, todas as providências necessárias já estão sendo adotadas, e a área onde os bebês estavam internados não foi infestada. A administradora ainda informou que, nos últimos meses, foi observado “o acúmulo de sujeira, restos de alimentos e resíduos nas ruas do entorno do hospital, o que atrai insetos, roedores e pombos, entre outros”.
Entre as medidas implementadas estão a intensificação da higienização e da limpeza de toda a unidade, desinfecção pontual do local identificado, o reforço de barreiras físicas para impedir a aproximação de aves e a orientação a colaboradores e familiares quanto aos cuidados preventivos.
Além disso, os pacientes foram transferidos para uma área física do hospital. “Essa medida permitirá que seja feita a dedetização preventiva de todos os ambientes da UTI Neonatal, garantindo total segurança para bebês, familiares e profissionais de saúde”, disse em nota.
“O HC-UFMG segue monitorando a situação e adotando todos os protocolos recomendados para assegurar o cuidado e a proteção de seus pacientes”, finalizou.
O BHAZ procurou a Prefeitura de BH para se pronunciar sobre a limpeza feita, diante da reclamação de que o acúmulo de sujeira, restos de alimentos e resíduos nas ruas tenham provocado a infestação e aguarda um posicionamento.
O post Hospital das Clínicas da UFMG transfere pacientes de UTI Neonatal após infestação de piolhos de pombo apareceu primeiro em BHAZ.