Brusque celebra 156 anos da imigração polonesa com a 16ª edição do Evento Cultural Polonês

Mais de 1 mil pessoas passaram pelo evento realizado nos dias 23 e 24 de agosto de 2025. Brusque viveu um fim de semana de integração cultural e celebração de suas raízes com a realização do 16° Evento Cultural Polonês. A iniciativa foi promovida pela Fundação José Walendowsky e realizada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

A programação teve início no sábado (23), no Instituto Aldo Krieger, com o Coral e o Grupo Folclórico Karolinka, de São Mateus do Sul (PR), que emocionaram o público com um repertório tradicional, lotando o espaço cultural. Já no domingo (24), o Salão Paroquial da Igreja Matriz São Luís Gonzaga recebeu uma intensa agenda cultural, iniciada com a Missa em Ação de Graças pelos 156 anos da imigração polonesa no Brasil, que também atraiu grande participação da comunidade.

O evento reuniu grupos artísticos de diferentes regiões, entre eles o Grupo Folclórico Wisla (Curitiba/PR), o Grupo Jupem (Erechim/RS), o Grupo Karolinka (São Mateus do Sul/PR), as tradicionais Polakinhas de Brusque, além da Banda Rodanica (Curitiba/PR) e das artistas Liriane Afonso e Patrícia Vargas (Blumenau/SC). O público ainda pôde apreciar a rica gastronomia polonesa, reforçando os laços de identidade e pertencimento comunitário.

O ponto alto do encontro foi a presença do Cônsul-Geral da Polônia, Wojciech Baczyński, que ficou emocionado com o anuncio do aporte financeiro da ordem de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais), através de emendas parlamentares da Assembléia Legislativa do Estado, viabilizado pelo Deputado Júlio Garcia (PSD), Presidente da Assembléia. O investimento será destinado para a construção da Praça Imigrantes da Polônia em Brusque — um novo espaço de lazer, esporte e cultura que homenageará a herança polonesa e ampliará o legado da imigração na cidade. O Processo licitatório já iniciou, segundo o Prefeito André e as obras devem começar já no mês de setembro.

Gratuito e aberto à comunidade, o 16° Evento Cultural Polonês reafirmou sua relevância como um dos principais encontros culturais de Brusque e do Vale Europeu, promovendo a valorização do patrimônio imaterial, incentivando o turismo cultural e fortalecendo os vínculos históricos entre Brasil e Polônia.

“Mais do que preservar tradições, este evento é um elo vivo entre passado e futuro, celebrando a fé, a cultura e a identidade polonesa que se entrelaçam à história de Brusque”, destacou a organização.”

“Esta ação cultural é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura – FCC com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Fundação Catarinense de Cultura”

O post Brusque celebra 156 anos da imigração polonesa com a 16ª edição do Evento Cultural Polonês apareceu primeiro em Olhar do Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.