‘Designer de folga’: No AC, arte improvisada em postagem vira meme e movimenta comunidade criativa


No AC, arte improvisada em postagem vira meme e movimenta comunidade criativa
Um post escrito à mão viralizou nas redes sociais nas últimas semanas no Acre. Em tom de humor, a mensagem “designer de folga” informava que o serviço anunciado de atendimentos nas Unidades de Referência em Atenção Primárias (Uraps) de Rio Branco seguiria normalmente.
O improviso rapidamente chamou atenção de internautas e virou piada entre designers.
📲 Baixe o app do g1 para ver notícias do AC em tempo real e de graça
A postagem circulou em perfis de comunicação e design, acumulando milhares de curtidas e compartilhamentos. Muitos usuários criaram versões próprias da arte improvisada, transformando o episódio em trend criativa no Instagram.
Entre as reações, não faltaram comentários de profissionais da área. “Descansar né? Que o cara não é de ferro”, brincou um usuário. Outro escreveu: “A minha maior dúvida é se teve alteração nessa arte feita pelo estagiário”.
A simplicidade da arte virou motivo de identificação e ironia dentro da comunidade criativa.
Postagem feita à mão viraliza e vira ‘trend’ criativa nas redes sociais
Reprodução/Instagram
O aviso foi, originalmente, publicado pela Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa) para informar que os postos de saúde seguiriam em funcionamento. Em vez do layout digital habitual, a equipe optou por uma mensagem desenhada à mão, o que deu o tom descontraído ao post.
“A princípio, tínhamos aquele card convencional pra divulgar quais unidades de saúde estariam abertas para atender a população, porque sempre nesses feriados e datas sazonais, elas funcionam num esquema diferente, mas me veio a ideia. Usei o notas do celular e coloquei num templatezinho que já temos, então foi uma postagem que durou uns cinco minutos para fazer. Na minha cabeça, achei muito engraçado”, disse Ton Lindoso, assessor de comunicação da Semsa.
Após postagem, outras entidades e órgãos de outros estados começaram a aderir ideia inicial
Reprodução/Instagram
Improviso
Especialistas em comunicação apontam que a viralização reflete a valorização do improviso e da autenticidade na internet.
“O público se identifica com o trabalho amador e imperfeito porque ele é mais humano e real, ou seja, mais próximo da realidade da maioria, pois democratiza a criação de conteúdo, mostrando que não é preciso ter equipamentos caros ou habilidades avançadas para criar algo impactante”, disse o analista de comunicação social, Lucas Sousa.
O caso acreano mostra como situações cotidianas podem escapar do tom burocrático e ganhar vida própria nas redes. O que seria apenas um aviso de rotina acabou virando exemplo de como a internet transforma improvisos em fenômenos virais.
“O improviso e a informalidade podem ser tão eficazes quanto o design profissional […] mas essas estratégias têm propósitos diferentes. O design profissional constrói credibilidade e autoridade ao longo prazo, já o improviso gera engajamento, humanização e viralização de forma rápida e espontânea, estratégia poderosa para quem busca se conectar com o público de forma mais rápida e divertida, provando que a criatividade pode superar a técnica”, complementou.
Initial plugin text
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.