
É fake que IA do WhatsApp tem acesso a todas as conversas do usuário, a não ser que configuração “privacidade avançada” esteja ligada
g1
Circula nas redes sociais uma corrente dizendo que a inteligência artificial (IA) do WhatsApp, chamada de Meta AI, é capaz de ler todas as mensagens do usuário, inclusive em grupos privados. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que diz a publicação falsa?
Circulando em redes sociais como o Facebook desde ao menos domingo (24), a corrente mentirosa diz: “A partir de hoje, a IA está disponível no WhatsApp e tem acesso a todas as conversas. Todos os administradores de um grupo podem/devem ativar a opção ‘Privacidade avançada’. Caso contrário, a inteligência artificial pode abrir mensagens de grupo, ver números de telefone e até recuperar informações pessoais do celular, inclusive em conversas privadas”.
O texto lista um passo a passo para “evitar isso” e adota um tom de urgência típico de conteúdos fake, com um falso alerta: “Façam isso quanto antes e compartilhem com os outros grupos dos quais fazem parte, especialmente se forem administradores”.
⚠️ Por que isso é mentira?
Ao Fato ou Fake, a assessoria de imprensa da Meta diz que o conteúdo é mentiroso: “A Meta AI, inteligência artificial do WhatsApp, lê apenas conteúdos compartilhados com ela por meio de um comando (prompt) específico e seu uso é opcional. Isso significa que ela não pode ler as demais conversas do usuário, seja dentro ou fora de grupos privados, ou mesmo dados de telefone”.
A Meta AI é um assistente de inteligência artificial gratuito e integrado ao WhatsApp, Instagram e Facebook. A novidade funciona como um ChatGPT nos serviços da Meta e, a partir de descrições simples, promete criar textos, planejar atividades e criar imagens, por exemplo (veja como utilizá-la no final desta reportagem).
Sobre a ferramenta ‘privacidade avançada de conversa’ do WhatsApp, inaugurada em abril deste ano, a empresa diz:
A ‘privacidade avançada de conversa’ é uma camada extra de proteção em relação à criptografia, impedindo que conversas sejam exportadas e também que as pessoas interajam com a Meta AI. Mas isso não quer dizer a Meta AI possa ler as mensagens, se esse recurso não está ativado”.
Por fim, sobre mensagens trocadas no app, a empresa afirma que a privacidade é protegida por um sistema de criptografia: “Suas mensagens pessoais no WhatsApp são sempre protegidas por criptografia de ponta a ponta, para que somente você e as pessoas com quem você conversa possam lê-las ou compartilhá-las”.
Como usar a IA do WhatsApp?
Abra o WhatsApp e vá em “Pergunte à Meta AI ou pesquise”, no topo do app;
Nesse campo, digite uma pergunta ou toque no ícone de avião para abrir um chat e interagir com a IA;
Você também pode tocar em uma das sugestões disponíveis, como “Hotéis para quem ama praia”, “Como ganha no jogo de xadrez”, “Ideias de limpeza”. Elas ficam localizadas abaixo da barra de pesquisa.
É fake que IA do WhatsApp tem acesso a todas as conversas do usuário, a não ser que configuração “privacidade avançada” esteja ligada
g1
Veja também
Veja o que é #FATO ou #FAKE em vídeos do conflito entre Israel e Irã
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)