Embaixadores do Bem: programa de voluntariado impacta comunidades mineiras

Bruna auxiliou crianças e adolescentes isolados durante a pandemia. Tobias transformou uniformes em bolsinhas escolares. Famílias em vulnerabilidade são beneficiadas com hortas domésticas do Instituto Sementes do Saber. Juntos eles fazem parte do programa de voluntariado ‘Embaixadores do Bem’, iniciativa patrocinada pela Anglo American que reflete o propósito da companhia de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas.

Seu principal objetivo é dar vida ao propósito organizacional e aos valores da Anglo American, proporcionando aos empregados a oportunidade de construir parcerias significativas com instituições nas comunidades, deixando um legado duradouro e positivo.

Voluntariado com Propósito: Habilidades a Serviço da Comunidade

O programa incentiva os empregados a apadrinharem instituições e projetos alinhados às suas afinidades, utilizando suas habilidades pessoais e profissionais. Em grupos de pelo menos três colegas da empresa, eles apoiam causas relevantes nos territórios de atuação da empresa. Os projetos têm duração de até seis meses, e as organizações beneficiadas devem ser registradas para receber apoio financeiro e garantir a governança. 

De 2019 até 2024, a Anglo American investiu R$ 5,6 milhões no programa “Embaixadores do Bem”, resultando na realização de 177 projetos e beneficiando mais de 14 mil pessoas. Mais de 600 empregados voluntários se envolveram, criando vínculos, ampliando suas capacidades e fortalecendo o senso de pertencimento.

E, além de beneficiar as comunidades selecionadas, a experiência de voluntariado no programa tem um impacto profundo na vida dos profissionais. É o que compartilha Bruna Pimenta, analista de reassentamento da Anglo American. Ela relata que iniciou sua jornada em 2021, ainda na pandemia, sentindo o desejo de usar suas habilidades como assistente social e professora para apoiar crianças e adolescentes isolados. Bruna afirma que o voluntariado a transformou: “fortaleceu meu propósito, ampliou minha empatia e me mostrou, na prática, que pequenas ações geram grandes mudanças. Fazer parte disso faz todo sentido para mim”.

Bruna (à esquerda) usou de seus conhecimentos como assistente social para apoiar crianças e adolescentes na pandemia

Nathalia Fernandes, gerente de excelência em Suprimentos, que participa desde o início do programa no Brasil em 2019, destaca como o Embaixadores do Bem a ajudou a equilibrar seu desejo de fazer algo que ama com a vontade de gerar impacto real e imediato na sociedade. Ela encontrou no voluntariado empresarial uma forma de realizar seu propósito, celebrando sua participação em 10 projetos e o orgulho de ver o trabalho coletivo influenciar muitas pessoas. Nathalia é “extremamente grata à Anglo American pela oportunidade, pelo espaço e por ter valores tão fortes e sólidos”, reconhecendo o quanto ainda podem transformar juntos.

A criatividade e o engajamento dos voluntários são notáveis. Tobias Campos, engenheiro de manutenção, transformou uniformes usados em bolsinhas escolares para crianças, um gesto que se tornou um projeto duradouro. A interação com as crianças e a dedicação da equipe o inspiraram profundamente, a ponto de ele escrever um livro. Para Tobias, “ser voluntário transforma vidas — inclusive a minha”, reforçando o impacto pessoal e coletivo do programa.

As linhas temáticas para os projetos de 2025 abrangem áreas cruciais como meio ambiente, saúde e bem-estar, desenvolvimento da comunidade, emprego e geração de renda, educação e treinamento, esporte e turismo e cultura. Em 2025, 63 projetos foram selecionados, apoiando 41 instituições, sendo que 15 delas tiveram mais de um projeto aprovado.

Nas mãos dos voluntários, uniformes usados são transformados em bolsinhas escolares

Exemplos de projetos realizados incluem:

• Conscientização sobre gerenciamento de resíduos e limpeza de espaços comunitários
• Compartilhamento de práticas de gestão financeira para apoio em doações de socorro em desastres
• Fornecimento de produtos de higiene feminina reutilizáveis e oficinas de treinamento em higiene para comunidades vulneráveis.

O programa é apoiado pela Fundação Anglo American (financiadora), pela CAF America (responsável pela due diligence das instituições e repasse de recursos), e pela Pyxera Global (plataforma e apoio às inscrições).

Parcerias que Geram Transformação e Fortalecem as Comunidades

O impacto do “Embaixadores do Bem” é profundamente sentido também pelas instituições parceiras, que veem no programa um motor de transformação. Por exemplo, o Instituto Sementes do Saber teve 11 projetos aprovados em Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim e Congonhas do Norte.

Um deles é o projeto “Prato Verde” em que famílias que estão em insegurança alimentar recebem insumos, mudas e sementes para a montagem de hortas domésticas, o que contribui para a garantia de uma alimentação saudável e rica nutricionalmente.

Outro projeto apoiado pelos Embaixadores do Bem é o “Skate para Todos”, exemplo de como a parceria possibilitou levar esporte, cultura e autoestima para crianças e jovens, ampliando o alcance e a convivência comunitária. A Anglo American deu suporte com a compra de skates e EPIs e com a contratação de equipe para treinar crianças e adolescentes indicados pelos serviços de assistência social e saúde mental do município de Conceição do Mato Dentro.

Mineração Sustentável: Um Pilar para o Desenvolvimento Comunitário

O programa “Embaixadores do Bem” é um reflexo direto do Plano de Mineração Sustentável da Anglo American, que se baseia nos princípios ESG (ambiental, social e governança corporativa). Um dos pilares fundamentais deste plano é o de Comunidades Prósperas, com metas globais que visam a saúde e bem-estar, educação e meios de subsistência.

Os outros dois pilares essenciais são Ambiente Saudável e Liderança Corporativa de Confiança. Esses três pilares são sustentados pelo modelo de Desenvolvimento Regional Colaborativo, que busca catalisar o desenvolvimento econômico independente, escalonável e sustentável nas regiões de atuação da empresa. O objetivo final é criar comunidades verdadeiramente prósperas que perdurem e floresçam muito além da vida útil da mina.

O programa “Embaixadores do Bem” exemplifica o compromisso da Anglo American com a sustentabilidade e a biodiversidade, mostrando que uma mineração responsável é um agente positivo para o meio ambiente e para as comunidades. É uma demonstração clara de “Mineração com o futuro em mente”, reforçando valores e impactando diretamente na construção de comunidades prósperas.

Para saber mais sobre as iniciativas do Programa Embaixadores do Bem e o voluntariado da Anglo American, visite o site: https://brasil.angloamerican.com/pt-pt/sustentabilidade/comunidades.

O post Embaixadores do Bem: programa de voluntariado impacta comunidades mineiras apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.