Nicolas Gabriel Brito Figueiredo, de 6 anos, morreu no início da tarde desta quarta-feira (27) depois de ser medicado e logo em seguida liberado da Unidade de Pronto Atendimento Sede, no Bairro Camelos, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Ao BHAZ, a avó do menino, Shirley Cristina Maciel, de 51 anos, disse que Nicolas deu entrada na unidade de saúde com vômito e diarreia. “Minha filha, trouxe ele pro PA Sede pela manhã. Chegando aqui deram uma injeção e soro. Minha filha disse que foi Benzetacil. Depois ele foi liberado”.
A família foi para um ponto de ônibus próximo ao local. Ao esperar pelo coletivo para voltar pra casa, o menino teria desmaiado. “Minha filha disse que ele caiu, começou a se debater e espumar pela boca. Voltaram com ele rapidamente para o PA. Ele teve uma parada cardiorrespiratória e morreu”, lamentou a avó.
Ainda de acordo com Shirley, a criança não tinha alergia a nenhuma medicação. Nicolas faria 7 anos no próximo dia 1º de setembro. “Estamos em choque. Arrasados. Está todo mundo desesperado. Já estava tudo planejado. Faríamos o aniversário dele”.
Ao BHAZ, o Sargento César Nascimento, que atendeu a ocorrência, disse que a polícia foi chamada após um princípio de tumulto na unidade de saúde. “Chegamos ao local e havia um grupo de pessoas chorando muito, desesperados, e um princípio de tumulto”. A PM registrou a versão da família. Veja vídeo:
O que diz a prefeitura
O Secretário Municipal de Saúde de Santa Luzia, Rodrigo Gazeto, está no local e disse que a prefeitura vai prestar todo suporte à família da criança. “Estamos aqui pra tentar entender tudo que ocorreu. Já conversamos com a família e com a diretoria da clínica. E como a gente não tem um diagnóstico preciso, a criança será encaminhado ao IML e o corpo precisará passar por perícia”.
Ainda segundo ele, o médico que atendeu a criança relatou como o atendimento: “O menino chegou aqui com algum com com quadro de prostração, febre e com placa na garganta. Foi medicado de acordo com o quadro clínico, ficou em observação. Ele deu entrada aqui às 8h57, às 9h45 ele foi medicado e às 11h45 liberado. Voltou 15 minutos depois com o quadro piorado e foi diretamente pra sala de urgência”. disse.
Nas redes sociais, a Secretaria Municipal de Educação, lamentou a morte de Nicolas. Ele estudava na Escola Municipal Professor Ceçota Diniz. Entramos em contato com a Polícia Civil e aguardamos retorno.
O post Criança morre após ser atendida e liberada de pronto atendimento em Santa Luzia; caso é investigado apareceu primeiro em BHAZ.