Por que em mata-mata entre Bahia e Flu o vencedor sempre levanta taça?

A noite desta quinta-feira, 28, guarda o início de uma história que pode ser inesquecível para o Bahia. Entrando em campo contra o Fluminense na Fonte Nova, em casa, o Esquadrão joga a ida das quartas de final da Copa do Brasil, mirando no tão sonhado título nacional para coroar a temporada que incluiu Libertadores, Sul-Americana e um G-4 cativo no Brasileirão e colocou o Tricolor Baiano no foco do futebol nacional. O jogo é essencial – e o passado é prova disso. Em toda a história, Bahia e Fluminense se enfrentaram duas vezes em fases de mata mata de torneios nacionais, e em ambas, o vencedor saiu campeão do torneio. 

Leia Também:

Reforços do Bahia são relacionados para decisão pela Copa do Brasil

Casa cheia! Mais de 41 mil tricolores estão garantidos em Bahia x Flu

A primeira vez está marcada até hoje nas vozes tricolores, na forma do “88 também”. Em 1988, quando o Bahia venceu seu segundo Brasileirão, o Fluminense esteve no caminho, aparecendo na semifinal que antecedeu a classificação para uma das duas finais mais importantes da história do Esquadrão. Na Fonte Nova, diante de um público recorde de 110 mil torcedores, o Bahia confirmou sua classificação por 2 a 1 em cima do Flu. Washington abriu o placar para o Fluminense logo no começo, mas Bobô igualou de cabeça ainda no primeiro tempo. No segundo tempo, Gil marcou o gol da classificação, garantindo não só a vaga na decisão, mas também a participação do clube na tão sonhada Libertadores.

Quase vinte anos depois, foi a vez do Fluminense se beneficiar da mística de vencer o confronto com o Bahia e ser campeão. Dessa vez na Copa do Brasil, em 2007, o Flu eliminou o Esquadrão nas oitavas de final, justamente na edição em que foi campeão. Até os dias atuais, essa é a única taça de Copa do Brasil levantada pelo Fluminense, que busca repetir o feito nesta edição. Na época, os tricolores empataram por 1 a 1 no Maracanã, no jogo de ida, e foram à Fonte Nova disputar a volta. Empate mais uma vez, agora por 2 a 2. Assim, o Fluminense levou a melhor, já que o regulamento dizia que gols fora de casa valiam mais. Nas quartas, o Flu eliminou o Athletico-PR, passando pelo Brasiliense na semi e vencendo a final em cima do Figueirense.

No caminho do título de 2007, o Bahia foi nosso adversário nas oitavas de final! Mais uma vez, nossos caminhos se cruzam na Copa do Brasil! Queremos o Bi da Copa! 🇭🇺🇭🇺 pic.twitter.com/LPR67nvqTE— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) August 28, 2025Se o tabu se concretizar e o destino se repetir, o vencedor da Copa do Brasil desta temporada sai desse confronto – seja Bahia, seja Fluminense. A resposta final, então, chegará em 10 de setembro, no Maracanã, na partida de volta da disputa que começa na Fonte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.