Reincidência de presos: quase metade volta a cometer crimes no Piauí, diz secretário
Cerca de 48% das pessoas que saem do sistema prisional do Piauí cometem novos crimes e voltam aos presídios, segundo o secretário estadual de Justiça, coronel Carlos Augusto. A declaração foi feita na inauguração da nova sede do Escritório Social, nesta sexta-feira (29), na Zona Leste de Teresina.
Uma das iniciativas da secretaria para reduzir o índice de reincidência e ressocializar os presos, o escritório oferece serviços gratuitos de assistência social, educação, trabalho e renda para 1.400 egressos e pré-egressos do sistema.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
⛓️ Egressos são pessoas que já cumpriram pena e deixaram o sistema. Pré-egressos são aquelas que ainda estão presas, mas em fase final de cumprimento da pena, preparando-se para a reintegração social.
De acordo com Carlos Augusto, os serviços realizados no Escritório Social acolhem essas pessoas e apresentam caminhos para serem seguidos após o cumprimento de suas penas.
“Quando os internos deixam as unidades prisionais e vêm ao escritório, eles tiram e regularizam a documentação, são enviados ao mercado de trabalho e têm acesso a assistentes sociais e psicólogos para serem reinseridos na sociedade”, afirmou o secretário.
LEIA TAMBÉM: Déficit de vagas nas prisões do Piauí aumentou 30% em um ano, aponta relatório do Ministério da Justiça
Dentre os egressos e pré-egressos atendidos pela iniciativa da Sejus, 450 já atuam no mercado de trabalho, em ramos como a construção civil e a costura.
O coronel apontou que o custo do preso para o Estado, nas penitenciárias piauienses, é de R$ 1.950. Esse valor está abaixo da média nacional, calculado em R$ 2.800.
Conheça os serviços oferecidos pelo Escritório Social:
Acolhimento individualizado, escuta e orientações psicossociais;
Orientação jurídica;
Auxílio na qualificação profissional e encaminhamento para seleção de emprego;
Auxilio ou orientação na retomada do processo de escolarização ou educação formal;
Auxílio na aquisição ou regularização de documentos pessoais;
Assistência no acesso e/ou encaminhamento às redes de apoio, serviços e políticas públicas.
Para ter acesso aos serviços, os egressos e pré-egressos devem procurar a sede do escritório e fazer um cadastro inicial. O espaço fica na Rua Mundinho Almeida, 65, no bairro Noivos, em Teresina.
Escritório Social: espaço oferece serviços de ressocialização de presos em Teresina; conheça
Eric Souza/g1
Escritório Social: espaço oferece serviços de ressocialização de presos em Teresina; conheça
Eric Souza/g1
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube