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Chegou-se a especular que o imbróglio poderia afetar as obras do VLT de Salvador, nas quais a ideia de construir o “Parque das Ruínas” estava incluída. Essa possibilidade, porém, foi descartada pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), responsável pelo projeto.Após algumas críticas públicas de um lado e de outro, as gestões estadual e municipal sentaram para conversar e chegaram a um consenso: apenas parte da frente do terreno da antiga fábrica ficará com o governo do estado, para a instalação da parada do VLT. O espaço interno, por outro lado, será da prefeitura, que poderá implantar o polo audiovisual.A expectativa da prefeitura é que os estúdios desse polo audiovisual, com projeto inspirado no Projac, da TV Globo, possam ser utilizados para produtos de grandes empresas de streaming e emissoras de televisão, colocando Salvador no centro temático dessas produções.HistóriaEm 1860, a inauguração da primeira estrada de ferro da Bahia, ligando Salvador a Alagoinhas, mudou para sempre a região que hoje é conhecida como “Subúrbio Ferroviário”. Foi por causa da linha férrea que, em 1875, foi instalada a fábrica de tecidos São Braz, que deu origem ao bairro de Plataforma.A consequência disso foi o crescimento do número de moradores, com a formação da vila operária, formada pelos trabalhadores da São Braz e de uma outra fábrica que também se instalou na região, a União Fabril dos Fiais.Com o tempo, outros benefícios foram chegando à região, como a Estação de Trem Almeida Brandão, em Plataforma; o abastecimento da feira local com mercadorias advindas do interior da Bahia; e a chegada da iluminação elétrica.Em 1932, a Fábrica São Braz esteve sob o comando de uma das famílias mais ricas e tradicionais da história de Salvador, liderada pelo aristocrata Bernardo Martins Catharino, tratado pelo título de “comendador”.Com a morte do comendador Catharino em 1944 e assunção do comando da fábrica por parte de seus herdeiros, o maquinário industrial e o sistema de produção acabaram ficando obsoletos, fazendo os acionistas decidirem pelo fechamento da empresa em 1959.A fábrica chegou a ser reaberta em 1961, mas, em um período difícil do setor industrial na Bahia, teve suas atividades encerradas definitivamente em 1967.