Casa no interior do Ceará é evacuada após agrotóxico altamente nocivo ser encontrado no telhado da residência


Corpo de Bombeiros realiza operação para recolhimento de agrotóxico
Uma casa na zona rural de Quixeré, interior do Ceará, precisou ser evacuada após o Corpo de Bombeiros encontrar um agrotóxico altamente nocivo no telhado da residência. A operação de recolhimento do produto foi feita na última quarta-feira (27) por volta das 15h no distrito de Lagoa Seca.
De acordo com os bombeiros, a família foi retirada da casa pela prefeitura da cidade a acolhida por parentes. Eles estão bem, não tiveram problemas de saúde e poderão retornar para a casa em alguns dias. Em nota, a Polícia Civil disse que investiga uma ocorrência de crime ambiental.
O produto identificado no telhado é da substância química terbufós (um inseticida organofosforado). Ele foi encontrado em grânulos e exigiu procedimentos específicos para evitar riscos à saúde (entenda mais sobre o produto abaixo).
“O grande desafio foi definir o que fazer com esse material, que é extremamente tóxico para a natureza e para o ser humano”, comentou o Corpo de Bombeiros.
LEIA TAMBÉM:
Obra de duplicação do Anel Viário se arrasta há 15 anos e ganha novo prazo
Mulher denuncia David Luiz por ameaça e consegue medida protetiva contra o jogador
A equipe utilizou equipamentos de proteção individual (EPIs) e seguiu protocolos rígidos de descontaminação. O descarte do produto será feito pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev). Ainda de acordo com os bombeiros, a prefeitura irá fazer a substituição das telhas afetadas.
Conforme a polícia, um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado na Delegacia de Quixeré e uma perícia foi realizada pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). O agrotóxico foi visto pela primeira vez em 19 de agosto, mas só foi recolhido cerca de oito dias depois.
“As investigações estão a cargo da Delegacia de Polícia Civil de Quixeré, unidade da Polícia Civil que realiza oitivas e diligências com o intuito de elucidar todas as informações acerca do caso.”, disse a PC.
Substância altamente tóxica
Corpo de Bombeiros realiza operação para recolhimento de agrotóxico
Reprodução
O terbufós é uma substância altamente tóxica utilizada como inseticida para pragas em plantas. De acordo com a Agência Brasil, o terbufós tem a comercialização proibida no país para uso doméstico.
Ela tem o uso permitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em lavouras de cana-de-açúcar, amendoim, feijão, entre outras, como forma de controle pragas, como ratos.
O veneno age paralisando o sistema nervoso, causando a morte rápida das pragas. Quando utilizado de forma errada, o veneno pode matar também seres humanos e animais.
O terbufós foi o produto encontrado em casos como a morte por envenenamento de uma menina de 3 anos no Piauí em janeiro deste ano, e a morte de um funcionário após churrasco na empresa no ano de 2024, em Minas Gerais.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.