Entre viola e poesia: os talentos que nasceram em MT e conquistaram o Brasil


Especial 60 anos: relembre artistas que nasceram em Mato Grosso e conquistaram o Brasil.
Reprodução
Reconhecido como potência do agronegócio, Mato Grosso também é berço de grandes talentos que ajudaram a transformar a cultura brasileira. Do sertanejo ao cinema, da música popular à televisão, o estado revelou artistas que conquistaram o país e se tornaram referência.
Esta reportagem faz parte da série especial em comemoração aos 60 anos da Rede Mato-grossense de Comunicação (RMC), que relembra grandes coberturas e personalidades acompanhadas ao longo da trajetória da emissora.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Revisitando o acervo da TV Centro América, o g1 reuniu alguns dos nomes que nasceram em Mato Grosso e levaram a identidade local para todo o Brasil. Veja abaixo:
📺Bella Campos
Atriz cuiabana Bella Campos é premiada por atuação em Pantanal
Isabella Karolina de Campos Siqueira Carmo, que atende pelo nome artístico de Bella Campos, é atriz. Nascida em Cuiabá, mudou-se para o Rio de Janeiro após passar para os testes de elenco da 28ª temporada de Malhação, em 2020.
Com o cancelamento da novela, ela foi escalada para estrear na TV no remake de Pantanal, onde viveu a personagem Muda, interpretada por Giovanna Gold na primeira versão da novela. Em 2022, ganhou um troféu Melhores do Ano, do programa Domingão com Huck, da TV Globo, na categoria Melhor Atriz Coadjuvante.
Em 2023, entrou para o elenco de Vai na Fé, onde viveu Jenifer, filha da protagonista Sol (Sheron Menezzes). Atualmente interpreta a vilã Maria de Fátima, na também releitura da novela Vale Tudo.
🎶Henrique e Diego
Dupla sertaneja Henrique & Diego surgiu em 2005, em Cuiabá.
Formada em Cuiabá, a dupla sertaneja Henrique & Diego surgiu em 2005, após uma trajetória inicial no pagode. O reconhecimento veio com sucessos que dominaram rádios e festas em todo o país, consolidando os artistas como representantes do sertanejo universitário.
No início da carreira, os dois se apresentavam em barzinhos da região onde moravam, com músicas autorais e releituras. Mais tarde, mudaram-se para Campo Grande (MS), onde lançaram os álbuns “Top do Verão” (2010) e “Henrique & Diego” (2012).
Atualmente, a dupla soma 4 milhões de ouvintes mensais nas plataformas digitais e já realizou mais de 2 mil shows, em cerca de 1,5 mil cidades do Brasil e do exterior.
Com cinco DVDs gravados, Henrique & Diego também firmaram parcerias de sucesso com nomes como Simone & Simaria, Gusttavo Lima, Matheus & Kauan, Dennis DJ, MC Guimê, Turma do Pagode, Gustavo Mioto, Guilherme & Benuto e Edson & Hudson.
🎸João Carreiro
João Carreiro e Capataz faz show no segundo dia da 49ª Expoagro
Natural de Cuiabá, o cantor e compositor João Carreiro (1982-2024) ficou conhecido por popularizar o som da viola caipira no cenário nacional.
O interesse pela música surgiu ainda na infância, quando ganhou um violão do avô. Na juventude, se apresentava em bares e festas universitárias, até formar dupla com Hilton Cesar Serafim, o Capataz.
O reconhecimento veio em 2009, quando a canção “Bruto, Rústico e Sistemático” integrou a trilha sonora da novela Paraíso, da Rede Globo. Dois anos depois, em 2011, foi a vez de “Xique Bacanizado” embalar a novela Araguaia.
Com sucessos como “Faculdade da Pinga”, “Descartável” e “Ói Nóis Traveis”, João ajudou a consolidar o estilo conhecido como sertanejo bruto, marcado pelo romantismo moderno, a voz grave e o som inconfundível da viola caipira.
🎥Bruno Bini
Cineasta Bruno Bini filma curta metragem sobre os reflexos da violência
Nascido em Cuiabá, Bruno Bini é cineasta e publicitário. Dirigiu seu primeiro curta, Baseado em Fatos Reais, em 2001, e estreou nos longas com Loop (2020).
Em 2025, ganhou projeção nacional na direção do longa Cinco Tipos de Medo, que levou diversos prêmios na 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado.
Além das telas, Bini também se destacou em campanhas publicitárias e foi premiado no Prêmio Centro América de Criação Publicitária.
🎤Vanessa da Mata
Cantora Vanessa da Mata é entrevistada pela apresentadora Gleyce Santos no MTTV 1ª Edição
De Alto Garças para o mundo, Vanessa da Mata é uma das vozes mais marcantes da música brasileira.
Cantora, compositora e escritora, lançou sete álbuns e dois registros ao vivo, com sucessos como “Não Me Deixe Só”, “Boa Sorte/Good Luck”, “Amado” e “Segue o Som”.
Seu primeiro romance, A Filha das Flores, foi publicado em 2013 e ganhou edições em Portugal, México e Alemanha. Com sua poesia, sensibilidade e ritmo único, Vanessa se tornou uma referência da MPB contemporânea.
🎤Maiara & Maraisa
Convidamos a dupla Maiara & Maraisa para um passeio divertido com muito bate-papo; confira
As irmãs gêmeas nascidas em São José dos Quatro Marcos conquistaram o Brasil com uma carreira marcada por hits que embalam multidões.
Conhecidas como “as patroas” do sertanejo feminino, Maiara & Maraisa se consolidaram como grandes vozes do gênero, colecionando músicas no topo das paradas e parcerias de sucesso.
📺Otaviano Costa
Nosso artista conterrâneo, Otaviano Costa, manda seu recado para o É Bem Mato Grosso
Nascido em Cuiabá, Otaviano José da Costa é um apresentador, ator e radialista brasileiro. Começou a carreira em 1990 e passou por diversas emissoras, antes de se tornar conhecido nacionalmente na Globo, atuando em novelas como Caras & Bocas e apresentando o Vídeo Show.
📚Manoel de Barros
O poeta Manoel Wenceslau Leite de Barros nasceu em Cuiabá no ano de 1916.
O poeta Manoel Wenceslau Leite de Barros nasceu em Cuiabá no ano de 1916 e passou a infância tentando desvendar os mistérios do Pantanal. Manoel de Barros publicou seu primeiro livro, ‘Poemas concebidos sem pecado’, em 1937. Seu último volume, “Escritos em verbal de ave”, saiu em 2011.
Em 1966, ele ganhou o prêmio nacional de poesias com ‘Gramática Expositiva do Chão’. Em 1998, levou o Prêmio Nacional de Literatura do Ministério da Cultura, pelo conjunto da obra. Ao longo da carreira de sete décadas, ganhou o Prêmio Jabuti duas vezes, em 1990 e 2002, com as obras ‘O guardador de águas’ (1989) e ‘O fazedor de amanhecer’ (2001). Em 2000, foi premiado pela Academia Brasileira de Letras.
O autor teve sua obra traduzida para países como Portugal, Espanha, França e Estados Unidos.
Manoel de Barros era ocupante da cadeira número 1 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. O poeta morreu aos 97 anos, em novembro de 2014, em Campo Grande (MS), onde viveu os últimos anos junto à esposa.
Bruna Viola
Bruna Viola surpreende ao cantar rasqueado
Bruna Viola, nome artístico de Bruna Villas Bôas Kamphorst, é cantora, compositora e violeira de Cuiabá. Reconhecida nacionalmente, a artista conquistou o Grammy Latino em 2017, destacando-se na música de raiz.
Atualmente, Bruna reside em São José do Rio Preto (SP) e percorre o país em turnês, além de participar de shows e apresentações em canais de televisão, mantendo viva a tradição do sertanejo.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.