Com a morte do papa Francisco, nesta segunda-feira (21), o Vaticano começa a se organizar para a escolha do novo líder da Igreja Católica Romana. O processo segue regras antigas estabelecidas pelo Código de Direito Canônico e prevê a candidatura de religiosos de todas as partes do mundo. Mas, afinal, o novo papa pode ser mineiro?
Para responder esta pergunta, primeiro, é necessário entender quem são as pessoas aptas a concorrer ao cargo. O Código define que a escolha do novo chefe religioso é feita pelo Colégio dos Cardeais, que reúne os cardeais de todo o mundo, atualmente 252.
Os clérigos vão para Roma e, a partir de cerca de 20 dias depois da morte do papa, se trancam na capela Sistina para realização de votações. Só podem votar e ser votados os cardeais com menos de 80 anos.
Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), atualmente o país tem oito cardeais vivos. Dentre eles, há um mineiro: dom Raymundo Damasceno Assis, nascido em Capela Nova, no Campo das Vertentes.
Assis foi condecorado cardeal em outubro de 2010, pelo então papa Bento XVI (1927-2022). Apesar de fazer parte da restrita lista dos brasileiros, ele não pode votar e nem ser votado para ser papa, já que passou da idade limite. O mineiro, nascido em 15 de fevereiro de 1937, está com 88 anos.
Nome maior da igreja Católica em Minas Gerais, dom Walmor Oliveira de Azevedo não tem o título de cardeal e, assim, não participa do Colégio de Cardeais que escolhe o novo papa. Azevedo é arcebispo metropolitano de Belo Horizonte.
Veja a lista de cardeais brasileiros que podem concorrer para o cargo de papa:
- Cardeal João Braz de Aviz: 76 anos, nascido em Mafra (SC)
- Cardeal Odilo Pedro Scherer: 74 anos, nascido em Cerro Largo (RS)
- Cardeal Orani João Tempesta, O.Cist.: 73 anos, nascido em São José do Rio Pardo (SP)
- Cardeal Leonardo Ulrich Steiner: 73 anos, nascido em Forquilhinha (SC)
- Cardeal Sergio da Rocha: 64 anos, nascido em Dobrada (SP)
- Cardeal Paulo Cezar Costa: 56 anos, nascido em Valença (RJ)
- Dom Jaime Spengler: 63 anos, nascido em Gaspar (SC)
O post O novo papa pode ser mineiro? apareceu primeiro em BHAZ.