A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) anunciou nesta terça-feira (22) que será patrocinadora oficial do projeto de revitalização do Café Nice. A cafeteria, localizada na Praça Sete, se mobilizou na última semana campanha de financiamento coletivo para evitar o fechamento.
De acordo com o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, a ideia é preservar e valorizar a história da cidade, transformando o Café Nice em uma referência para a revitalização de outros locais icônicos da capital. “A modernização do Café Nice é o início do movimento para requalificar o hipercentro de Belo Horizonte. Vamos abraçar o Café Nice e não deixar que ele feche as portas”, disse.
Segundo ele, o Café Nice há muito tempo deixou de ser apenas um estabelecimento comercial. “É um patrimônio de Belo Horizonte de mais de 85 anos com muitas histórias para contar”, destaca. A empresa responsável pelo projeto de revitalização da cafeteria é a Oficina Paraíso, que já transformou outros espaços em BH, como o Juramento 202, Cozinha Tupis e Forno da Saudade. A empresa também foi responsável pelo projeto de ocupação do Mercado Novo.
“Estamos cuidando não apenas de um café, mas de um espaço de pertencimento. Um ponto de encontro de vida pulsante. Um lugar onde vamos querer estar, revisitar, celebrar”, destaca Douglas Issa, coordenador do projeto.
Ele afirma ainda que que as características originais do estabelecimento serão preservadas: “Manter a essência é um compromisso inegociável. Os significados do Nice estão nas paredes, nas fotos antigas, no balcão tradicional e até nos aromas que atravessam gerações”.
Histórias que se confundem
Inaugurada em 1939, a história da tradicional cafeteria da cidade se confunde com a história de Belo Horizonte e tem clientes assíduos e cheios de histórias. Durante muito tempo foi ponto de encontro de políticos e personalidades, e até hoje é parada obrigatória para candidatos em eleições. O presidente da CDL/BH explicou que a entidade vai trabalhar na atração de investidores que compartilhem da missão de preservar a história local, retornando para o Café Nice o papel de um dos protagonistas da região central de Belo Horizonte.
“Belo Horizonte vive um dos momentos mais relevantes de sua história. Temos um dos maiores carnavais do país, somos destaque na gastronomia, na arte urbana e na economia criativa, dentre outros pontos. Temos atraído a atenção de todo o país. E não será diferente com o Café Nice”, explicou. “Tenho certeza que este projeto servirá de inspiração para que outros estabelecimentos icônicos da nossa cidade possam continuar vivos, movimentando o comércio de Belo Horizonte”, completou.
Financiamento coletivo
A ‘vaquinha’ online acontece por meio da plataforma Catarse. O foco, segundo os gestores, é arrecadar R$ 30 mil, dos R$ 280 mil previstos para o custo da reforma. Quem contribuir, vai ganhar recompensas como xícaras de café e kits de camisas e bonés personalizados com a marca que carrega 85 anos de história.
Os R$ 250 mil restantes para execução do projeto serão captados via parcerias com empresas privadas e editais.
“Belo Horizonte clama por um centro mais ativo, pulsante, seguro e vibrante. No entanto, a verdadeira renovação não se resume a tijolos e cimento. É preciso enxergar e cuidar da essência que já habita o coração da cidade – a energia, as histórias e as tradições que tornam este lugar único. Ao contribuir, os investidores e apoiadores estarão não apenas garantindo a continuidade de um ícone, mas também escrevendo um novo capítulo na história da cidade – um capítulo onde tradição e inovação se unem para construir um futuro melhor”, diz trecho da carta-convite para doação.
“A proposta é restaurar o espaço com pequenas adaptações, feitas a partir da demanda dos proprietários, e de fotos históricas da casa, com o objetivo de fomentar e preservar o valor histórico da casa para os moradores de Belo Horizonte e toda a região”, completa o texto.
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