Um idoso de 68 anos foi preso preventivamente pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) nesta quarta-feira (23), em Belo Horizonte, suspeito de abusar sexualmente de uma menina de 9 anos em janeiro de 2023. O crime ocorreu no meio da rua, na região Leste da capital mineira. O homem foi detido na casa dele, nesta manhã, no bairro Beija-Flor, na região Nordeste.
Segundo a investigação da Polícia Civil, a vítima estava brincando na rua com primos quando o homem, até então desconhecido, se aproximou e ofereceu uma bala especificamente para ela. De repente, ele teria puxado a menina, começando a beijá-la e a passar a mão pelo corpo da garota.
A ação foi interrompida pelos gritos dos primos da vítima, que começaram a correr atrás do suspeito. Nesse momento, de acordo com a polícia, o homem sacou uma faca, ameaçou as crianças e fugiu correndo.
Embora a prisão tenha ocorrido agora, o idoso, que é aposentado e não possuía passagens anteriores pela polícia por outros delitos, já havia sido indiciado pela PCMG pelo crime ainda em 2023. A prisão atual é de caráter preventivo, enquanto o processo judicial continua. Na época da ocorrência, ele foi detido em flagrante.
A prisão do suspeito faz parte da primeira fase da “Operação Arcanjo”. A iniciativa é uma mobilização da Polícia Civil mineira para reforçar o combate a crimes contra crianças e adolescentes, em referência ao “Maio Laranja” – mês dedicado à campanha nacional de conscientização sobre o abuso e a exploração sexual infantojuvenil. A instituição informou que planeja novas etapas da operação, além de ações educativas em escolas.
A delegada Danúbia Quadros destacou a importância dessas ações de conscientização. “A gente tem relato que a partir dessas palestras, crianças e adolescentes procuram as delegacias para relatar fatos que ocorreram. Por isso é tão importante ter essa atuação para além da repressão policial. Muitas vezes, a criança não sabe identificar que está sendo vítima porque, normalmente, [o autor] é uma pessoa da sua confiança”, comentou.
O post Idoso é preso por agarrar menina de 9 anos no meio da rua em BH após oferecê-la bala apareceu primeiro em BHAZ.