Líder de comunidade matriarcal em Minas Gerais ganha biografia

A trajetória de Delina Fernandes Pereira, matriarca e líder da Comunidade Noiva do Cordeiro foi imortalizada em uma biografia lançada nesse domingo (18). A obra, escrita por sua filha Márcia Fernandes, mergulha na história de força, resiliência e amor que marcou a vida de Delina e a construção da singular comunidade matriarcal. O lançamento ocorreu na própria comunidade, em Belo Vale, na região Central de Minas Gerais, com a presença de familiares, amigos e membros, celebrando a “Grande Mãe” com um café típico da roça e música.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

O livro tem como foco principal revelar a história de Delina, de 80 anos, uma mulher que, segundo a autora, “transformou a vida de mais de 300 pessoas”. A biografia busca contar, com as palavras da família, a jornada de superação de desafios que moldaram o caráter da matriarca e a inspiraram a ajudar a construir um espaço baseado no respeito, cooperação e na busca por um mundo mais justo.

A obra explora não apenas os fatos de sua vida, mas o impacto profundo que ela teve sobre aqueles que a cercam, apresentando-a como um símbolo de união e acolhimento. “Existem várias reportagens falando sobre a Noiva do Cordeiro, mas nunca houve algo escrito com as nossas palavras”, comentou Márcia sobre a inspiração.

A Comunidade Noiva do Cordeiro é uma espécie de fazenda onde vivem cerca de 250 pessoas. Com uma história de mais de 100 anos, a comunidade tem uma base matriarcal, com Delina sendo vista como uma líder natural, carinhosamente chamada de “Grande Mãe”.

A vida comunitária é intensa: embora as pessoas tenham suas próprias casas, usadas principalmente para dormir, as refeições são feitas coletivamente na “Casa Mãe”, onde Delina vive. Os moradores trabalham na roça, produzindo alimentos para subsistência e para comercialização, cujo retorno financeiro é revertido para a própria comunidade.

O nome “Noiva do Cordeiro” origina-se de uma igreja evangélica fundada pelo pai de Márcia, com regras rígidas, mas que, após um período de dificuldades, ruiu e viu a liderança de Delina transformar o local em um exemplo de união, amor e respeito, sem seguir uma doutrina religiosa específica atualmente.

“Meu objetivo principal [com o livro] é [mostrar que] a mãe é um ser humano único. Transformou a vida de mais de 300 pessoas, que nos deu esse presente de diversão que é a Noiva do Cordeiro, onde a gente vive uma forma de vida diferente do mundo, em união. Ela que nos ensinou e nos inspira a ter esse sentimento. Acho que ela merece muito contar a história dela”, declarou Márcia.

O livro pode ser comprado na loja da Noiva do Cordeiro ou em plataformas digitais. Informações estão disponíveis neste link.

O post Líder de comunidade matriarcal em Minas Gerais ganha biografia apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.