A revolução da eletrificação pesada chegou às minas. O protótipo de caminhão basculante elétrico de 240 toneladas desenvolvido em parceria pela Hitachi Construction Machinery e ABB Traction já está em operação e representa um marco na descarbonização da mineração. Com recarga contínua, frenagem regenerativa e autonomia quase ininterrupta, o projeto é considerado um divisor de águas para a indústria global de extração de minerais estratégicos.
Protótipo de caminhão basculante elétrico da Hitachi Construction Machinery; via ABB Traction.
O primeiro protótipo foi concluído em fevereiro de 2024 e, atualmente, está em fase de testes na mina de cobre e ouro de Kansanshi, na Zâmbia — a maior do país. O modelo está equipado com um sistema inovador de carregamento aéreo, inspirado nos bondes urbanos, que permite operação contínua sem paradas para abastecimento, tornando-se o primeiro programa piloto desse tipo em escala industrial real.
A ABB explica que o sistema de tração elétrica permite ao caminhão usar sua bateria em terreno plano e, em aclives, conectar-se a uma rede aérea para suporte adicional. Já nas descidas, o motor atua como gerador, recuperando energia via frenagem regenerativa.
“O projeto está contribuindo de forma direta para um mundo de baixo carbono”, disse Fabiana Cavalcante, chefe de e-Power Móvel da ABB. “Com essa tecnologia, caminhões de mineração podem operar 24 horas por dia com zero emissão e sem interrupções para recarga.”
Além da Hitachi e da ABB, gigantes do setor como Komatsu e Sumitomo aderiram à parceria, formando um consórcio tecnológico que está impulsionando a eletrificação da mineração no Japão e na África. A colaboração foi destaque na Electric Mine Conference, realizada no Chile, onde especialistas debateram o impacto das novas tecnologias sobre o futuro da mineração sustentável.
A Agência Internacional de Energia (AIE) projeta que a demanda por minerais usados em baterias, como lítio e níquel, crescerá até 40 vezes até 2040. Com a queda acentuada do consumo de diesel — que registrou sua menor taxa em 26 anos —, o setor se vê diante de uma nova era: mais mineração, com menos impacto ambiental.
O plano da Hitachi é converter toda a frota de caminhões EH4000, que operam com motores a diesel de 2.500 HP, para propulsão elétrica. O projeto faz parte do conceito ABB eMine, que visa eletrificar toda a cadeia de mineração, integrando transporte, escavação e carregamento com emissão zero.
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