A BHTrans vai instalar 10 placas de alerta de risco de alagamento em diferentes vias de Belo Horizonte. Conforme a Prefeitura de BH (PBH), a iniciativa integra um conjunto de ações preventivas voltadas à mobilidade urbana.
Os equipamentos serão instalados em pontos críticos da cidade, como nos cruzamentos da avenida Francisco Sá com rua Cuiabá (Prado), avenida Augusto de Lima com rua Ituiutaba (Prado), avenidas Teresa Cristina e Dom João VI (Cinquentenário); e a trincheira da avenida Vilarinho (Venda Nova).
A luz amarela piscante alerta os motoristas para redobrarem a atenção em dias de chuva. Já a luz vermelha indica que há interdição à frente devido a alagamento, sinalizando que não é seguro seguir. Quando o equipamento estiver desligado, significa que não há riscos no trecho.
“As placas também trazem alertas com os dizeres ‘Risco de inundação’ e ‘No vermelho, não avance’, reforçando o caráter preventivo da sinalização”, destaca Márcio Pacheco, superintendente de operações da BHTrans.
A expansão da implementação das placas serão feitos gradativamente, considerando as adequações técnicas necessárias em cada local. Os agentes de trânsito seguem monitorando as condições das vias e podem acionar o bloqueios em tempo real nos aplicativos de mobilidade urbana.
Placas começaram a operar em fevereiro de 2024
A primeira placa sinalizadora começou a operar em fevereiro de 2024 para alertas relativos à rua Joaquim Murtinho e avenida Prudente de Morais, no bairro Santo Antônio, região Centro-Sul da capital. Ele foi instalado na Joaquim Murtinho, entre as ruas Paulo Afonso e Marquês de Maricá.
Outros dois locais receberam o novo sistema de sinalização visual no primeiro semestre deste ano: na rua José Cleto, entre a rua Coronel Jairo Pereira e a avenida Bernardo Vasconcelos (Palmares); e na avenida Bernardo Vasconcelos com avenida Clara Nunes (Renascença).
O post BHTrans vai instalar 10 placas de risco de alagamento em vias da capital apareceu primeiro em BHAZ.