Menina de 10 anos apaixonada por geopolítica visita preparativos da Cúpula do Brics no Rio


Thalita, que escolheu os Brics como tema da festa de aniversário, foi convidada a conhecer diplomatas e bastidores do evento. Menina de 10 anos apaixonada por geopolítica visita preparativos da Cúpula do Brics no Rio
A Cúpula do Brics começa oficialmente no próximo domingo (6), mas o evento internacional já movimenta o Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira (3), representantes de várias delegações receberam uma visitante especial: Thalita, de apenas 10 anos, apaixonada por geopolítica e estudiosa do bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Moradora da Barra da Tijuca, Thalita foi convidada a conhecer os bastidores da cúpula e conversar com autoridades internacionais.
“Gosto da geografia, idiomas… gosto de ler, brincar com cachorro, assistir vídeos e dormir”, contou a menina.
Já com informações na ponta da língua como capitais e populações de países, ela diz que se interessou cada vez mais pela Cúpula. “Sempre quis participar de um negócio assim desde que me interessei pelos Brics”, disse empolgada.
O entusiasmo da jovem é tanto que ela escolheu os Brics como tema da própria festa de aniversário. Segundo a mãe, Luciene da Rocha Oliveira, o interesse por relações internacionais vem de cedo.
“Ela sempre gostou muito de ver países, sobre questões de blocos econômicos, sempre se interessou muito por isso…”, contou. “Ela pensa no coletivo, na paz mundial. Sonho isso pra ela: que ela consiga realizar com os talentos dela coisas importantes pra todos, não só pra ela”, completou, emocionada.
A visita foi organizada após a história de Thalita chegar aos ouvidos do Itamaraty. Estudante dedicada, que já estuda vários idiomas, ela conversou em inglês com embaixadores e, na saída, foi aplaudida pelas delegações — um gesto simbólico e universal.
Thalita conversa com participantes da Cúpula dos Brics
Reprodução
Com mais de 30 delegações confirmadas, a Cúpula do Brics vai discutir temas como meio ambiente, inteligência artificial e mecanismos de cooperação para erradicar doenças relacionadas à pobreza. O evento acontece oficialmente entre os dias 6 e 7 de julho, mas os impactos já são sentidos na cidade.
As primeiras mudanças no trânsito começaram nesta quarta, com restrições próximas ao Forte de Copacabana. Na quinta-feira (4), o Aterro do Flamengo terá bloqueios para treinamento das forças de segurança. A Avenida Infante Dom Henrique será fechada das 6h às 8h da manhã.
No Aeroporto Internacional do Galeão, a expectativa é de receber cerca de 300 mil passageiros entre os dias 4 e 8 de julho.
Thalita teve os Brics como tema de aniversário
Reprodução
LEIA TAMBÉM
Cúpula do Brics fecha o Aterro do Flamengo e a Av. Atlântica e proíbe estacionamento na orla da Zona Sul
Forças Armadas na Cúpula do Brics no Rio: entenda o papel de Marinha, Exército e Aeronáutica
Adicionar aos favoritos o Link permanente.