Dois detentos morrem e um fica ferido em presídio da Grande BH

Dois detentos morreram e um ficou ferido durante o último fim de semana no Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na Grande BH. De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a direção da penitenciária instaurou investigações internas para apurar o ocorrido.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

Na sexta-feira (4), policiais penais encontraram Douglas José dos Santos, de 37 anos, sem vida dentro de uma cela do presídio. De acordo com a Sejusp, um detento acionou a equipe, informando que o homem estava aparentemente sem os sinais vitais. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve no local e constatou o óbito. O Presídio Inspetor José Martinho Drummond admitiu Douglas dos Santos em fevereiro deste ano. Ele já tinha histórico no sistema prisional desde 2014.

Outro detendo precisou ser socorrido por policiais penais após sofrer agressões no último sábado (5). Conforme nota da Sejusp, um colega de cela agrediu o homem durante um desentendimento. Policiais penais encaminharam o detento para um hospital da rede pública de Ribeirão das Neves, onde ele continua internado, sob escolta da corporação.

O SAMU também confirmou a morte Luiz Eduardo, de 28 anos, nesse domingo (6). Segundo a Sejusp, os policiais penais precisaram intervir em um briga na cela em que o homem estava. No entanto, ao chegar no local, o homem já estava caído, sem sinais vitais. Ele havia sido admitido no presídio em 2024, com passagens no sistema prisional desde 2015.

Investigações

Em nota, a Sejusp informou que a direção do Presídio Inspetor José Martinho Drumond “instaurou um procedimento interno para apurar administrativamente as circunstâncias do ocorrido”. O Conselho Disciplinar do presídio ouvirá os detentos envolvidos durante as investigações internas.

Os envolvidos poderão sofrer sanções administrativas, que vão desde advertência à comunicação ao juiz da execução. “Neste caso, poderá acarretar prejuízos à execução da pena pelos custodiados, de acordo com a avaliação pelo juízo competente”, explicou.

Além disso, a Sejusp informou que as investigações criminais são de responsabilidade da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Em nota, a corporação esclareceu que a equipe da perícia oficial se deslocou até a unidade prisional para coletar vestígios dos homicídios, que serão utilizados nas investigações.

Ainda de acordo com a PCMG, os corpos das vítimas foram encaminhados para exames no Instituto Médio Legal André Roquette, em BH. Já os quatro suspeitos, com idades entre 25 e 29 anos, foram conduzidos e ouvidos na Central Estadual do Plantão Digital.

“Nos dois casos, a autoridade policial presente ratificou as prisões em flagrante, e os homens ficaram, então, à disposição da Justiça. Os casos seguem sendo investigados pela PCMG”, finalizou a nota.

O post Dois detentos morrem e um fica ferido em presídio da Grande BH apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.