O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, reuniu-se, nessa terça (8), com o embaixador do Brasil em Lima, Clemente Baena Soares, para defender a criação de uma nova linha aérea entre BH e Lima. Segundo o chefe do Executivo, a capital peruana é a quarta rota mais demandada da América do Sul pelos passageiros que passam pelo Aeroporto de Confins, o que justificaria o investimento em uma conexão direta.
A proposta também pretende ampliar oportunidades de negócios e atrair novos investimentos, inclusive peruanos. “Sabemos que a BH Airport está mobilizando esforços para que a capital mineira seja a primeira em número de voos internacionais. Assim, Lima já está em seu radar de negociação, e a Prefeitura de BH está pronta para apoiar naquilo que for necessário”, afirmou o prefeito. O embaixador Clemente Soares demonstrou apoio à ideia e declarou já se considerar um “embaixador de Belo Horizonte”.
A agenda do prefeito em Lima inclui a participação no “PPP Américas 2025”, principal evento sobre parcerias público-privadas (PPPs) da América Latina e do Caribe, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O evento reúne líderes governamentais, investidores e especialistas de 25 países das Américas, Europa e Ásia.
Nesta quarta-feira (9), Álvaro Damião será um dos painelistas do evento. Ele apresentará a experiência de Belo Horizonte na implementação de projetos estruturantes por meio de PPPs, em uma palestra marcada para as 13h (horário de Brasília), com moderação de especialista do BID e participação de representantes do Peru e do Chile.
O post Álvaro Damião inicia tratativas para voo direto entre BH e Lima, no Peru apareceu primeiro em BHAZ.