O Rosewood São Paulo inaugura a exposição A Conversa Infinita, do artista brasiliense Virgílio Neto, em cartaz na Galeria Filomena até o dia 1º de setembro. Com curadoria de Marc Pottier, a mostra reúne 30 obras inéditas que exploram o diálogo entre palavra, imagem e narrativa visual. A iniciativa reforça o conceito A Sense of Place® da rede Rosewood Hotels & Resorts, que valoriza elementos culturais e artísticos locais em cada uma de suas propriedades.
Diálogo permanente entre palavra e imagem
Virgílio Neto propõe uma jornada sensível e aberta à interpretação pessoal. Seus trabalhos funcionam como campos de convivência entre diferentes elementos visuais e textuais. “O meu trabalho é um diálogo permanente com o imaginário e as tantas coisas que cruzam o meu dia a dia: minhas viagens, o que leio, o que vejo”, afirma o artista.
O título da exposição é inspirado no livro homônimo do filósofo francês Maurice Blanchot e traduz a ideia de um fluxo criativo contínuo. Segundo Virgílio, suas obras não possuem um significado fixo: “Cada pessoa vai percorrer um caminho ali dentro e ter uma percepção diferente.”
Influências do Japão e da cultura brasileira
A recente residência artística de Virgílio no Japão trouxe novos elementos à sua prática, especialmente o uso de objetos no lugar da tradicional superfície plana. “As obras mais impressionantes que vi por lá estavam em quimonos e cerâmicas. Isso me inspirou a trabalhar com gamelas — pratos de madeira tradicionais no Brasil — criando pequenos cenários em cada uma delas”, explica.
Essa fusão de referências orientais e brasileiras também se manifesta no uso do nanquim, na valorização do espaço em branco e na ausência de perspectiva linear. Há, ainda, ecos da poesia visual japonesa, com versos e citações incorporados às composições.
Acervo e parceria com o Rosewood
Além de protagonizar a exposição, Virgílio Neto já integra o acervo permanente do Rosewood São Paulo, com um mural no restaurante Bela Vista, também conhecido como Casa da Vovó. Para o curador Marc Pottier, a nova mostra reforça essa conexão: “Apresentar a maior exposição da história dele em São Paulo na Galeria Filomena reflete nossa parceria contínua com o artista e nosso compromisso com a arte nacional.”
Entre as obras expostas estão 12 desenhos em papel, 3 pinturas em tela, 3 pinturas sobre painel de madeira e cerca de 10 pratos trabalhados com materiais como grafite, tinta acrílica, aquarela e nanquim.
Outras exposições em cartaz no Rosewood São Paulo
O Rosewood São Paulo abriga atualmente outras duas exposições abertas ao público, reafirmando seu papel como polo cultural na capital.
Poty, o Narrador
Na White Box, a mostra Poty, o Narrador apresenta um recorte da coleção de mais de 4 mil obras do ilustrador Poty Lazzarotto, pertencente ao acervo do Museu Oscar Niemeyer (MON). Com curadoria de Juliane Fuganti e Marc Pottier, a exposição inclui 33 pinturas e gravuras, além de duas esculturas inspiradas em vivências do artista no Parque Indígena do Xingu. O público também pode explorar murais urbanos criados por Poty com o auxílio de óculos 3D. A mostra fica em cartaz até 4 de agosto.
Formas Híbridas
No exuberante jardim Selva, no espaço Le Jardin, a exposição Formas Híbridas, de Saint Clair Cemin, estabelece um diálogo poético entre arte e natureza. Reconhecido internacionalmente, o artista exibe esculturas que transitam entre o figurativo e o abstrato, com destaque para formas orgânicas e oníricas. A mostra fica aberta até 14 de setembro.
Serviço
Exposição: A Conversa Infinita
Artista: Virgílio Neto
Período: 3 de julho a 1º de setembro de 2025
Local: Galeria Filomena | Rosewood São Paulo | Rua Itapeva, 435 – Bela Vista
Exposição: Poty, o Narrador
Artista: Poty Lazzarotto
Período: 4 de junho a 4 de agosto de 2025
Local: White Box | Rosewood São Paulo | Rua Itapeva, 435 – Bela Vista
Exposição: Formas Híbridas
Artista: Saint Clair Cemin
Período: 14 de maio a 14 de setembro de 2025
Local: Selva Le Jardin | Rosewood São Paulo | Rua Itapeva, 435 – Bela Vista
O post “A Conversa Infinita”: Rosewood São Paulo apresenta maior exposição de Virgílio Neto em São Paulo apareceu primeiro em RSVP.