Petrobras bate recorde e processa mais de 50 milhões de m³ de gás natural por dia

A Petrobras anunciou neste sábado (23) que ultrapassou a marca de 50 milhões de metros cúbicos de gás natural processados por dia, consolidando um novo recorde na história da companhia. O marco foi destacado pela presidente da estatal, Magda Chambriard, em publicação no LinkedIn, ressaltando o impacto positivo para o mercado e para os consumidores.

“Como dissemos, é o esforço para disponibilizar cada vez mais gás especificado ao mercado para consumo que permite a redução gradual dos preços que estamos oferecendo”, afirmou Chambriard. Segundo a executiva, a estatal já está oferecendo contratos no mercado livre com condições mais flexíveis, variando entre US$ 6 e US$ 7/MMBtu, dependendo da demanda.

Expansão da UPGN Boaventura

O resultado foi possível após a entrada em operação do segundo módulo da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Complexo GasLub Itaboraí, antigo Comperj, no Rio de Janeiro. O módulo foi inaugurado em maio deste ano e, somado ao primeiro, em funcionamento desde 2024, elevou a capacidade total da planta para 21 milhões de m³/dia.

Com a contribuição da UPGN Boaventura, a Petrobras ampliou significativamente sua capacidade operacional, reforçando o abastecimento interno e reduzindo a dependência de importações de gás.

Impacto econômico e social

Chambriard destacou ainda que o avanço é resultado de um “tremendo esforço de equipe” que traz benefícios diretos para a sociedade, o governo e os acionistas privados. Para a presidente, o marco reforça a relevância do Brasil no cenário energético global e a estratégia da estatal de ampliar a competitividade no setor de gás natural.

“Estamos avançando de mãos dadas, com um grande espírito de cooperação e confiança mútua. Juntos, estamos demonstrando a importância do Brasil para nós”, concluiu.

O feito coloca a Petrobras em posição estratégica diante da crescente demanda por gás natural no país, em um cenário de transição energética que busca reduzir custos e emissões, ampliando a participação do combustível no mix energético nacional.

O post Petrobras bate recorde e processa mais de 50 milhões de m³ de gás natural por dia apareceu primeiro em O Petróleo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.