O Centro de BH vai ganhar novas cores e iluminação a partir desta quinta-feira (14), com a chegada da 4ª edição da Festa da Luz. Até domingo (17), o público poderá conhecer 13 instalações luminosas no circuito, que tem a temática “Culturas Urbanas”. Além disso, a programação gratuita conta com performances, incluindo o Duelo de MCs no Viaduto Santa Tereza.
De acordo com a organização, a temática propõe um mergulho na força criativa das ruas, destacando manifestações como o hip-hop, o graffiti, o funk e a dança urbana como protagonistas da cena cultural contemporânea.
“Em tempos de criminalização da cultura de rua, é urgente reconhecer sua potência e garantir sua presença na paisagem da cidade”, afirma Juliana Flores, diretora artística e curadora do festival.
Além disso, conforme a diretora de Comunicação e Marketing da Cemig, Cristiana Kumaira, outras cidades mineiras receberão a Festa da Luz ainda neste ano. “O primeiro cenário será Belo Horizonte, tendo o retorno da Praça da Estação como palco. Mas outras cidades mineiras também terão, neste ano, a oportunidade de interagir com todo o brilho da Festa da Luz”, ressalta.
Veja a programação:
Instalações
O festival apresenta, neste ano, nomes majoritariamente de BH que unem arte contemporânea, arquitetura e cultura popular. Veja abaixo:
- Criola, mineira que exalta a ancestralidade negra e o sagrado feminino com cores vibrantes e símbolos de empoderamento, retorna ao circuito com sua estética potente.
- A grafiteira Bolinho apresenta personagens icônicos que abordam temas atuais com leveza e humor, conquistando públicos de todas as idades.
- Francine de Paula (Dpaula), artista do interior de São Paulo radicada em Curitiba, traz ao centro de BH a força gráfica do hip-hop e da cultura de rua.
- O arquiteto e artista visual Rafael Cançado, o Homem Gaiola, apresenta mais uma de suas experiências tecnológicas imersivas em LED e laser mapping, reconhecidas internacionalmente.
- O Coletivo Levante, nascido no Aglomerado da Serra, une arte, arquitetura e sustentabilidade em instalações que transformam o espaço urbano com olhar comunitário e afetivo.
- Alex Senna, paulistano de traço monocromático e olhar sensível, leva à Praça da Estação uma obra sobre afeto e conexão humana, apresentada em primeira mão no Festival Sensacional.
- A dupla Mutabile Arquitetura + João Wilbert vai explorar a perspectiva inédita do vão livre entre os prédios Sulacao e Sulamérica com duas instalações.
- Os arcos do Viaduto Santa Tereza recebem a instalação “FOCO” do artista e arquiteto Ricardo Bizafra, composta por dez grandes arcos infláveis que criam um túnel de luz que guia o olhar do público para o horizonte urbano.
- No Baixo do Viaduto, o público se torna parte da instalação interativa “Reflexões”, de VJ Bah, que captura e projeta imagens em tempo real em painéis de LED, com efeitos visuais dinâmicos
- O artista italiano Carlo Bernardini expõe a instalação “Infinito Refletido” em dois andares do Museu de Artes e Ofícios, em parceria com o Consulado da Itália de Belo Horizonte.
- A iniciativa francesa Spectaculaires apresenta a instalação artística Dance Flower, uma colaboração com a Embaixada da França da França no Brasil.
- Doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp e autora de “E se eu fosse puta”, Amara Moira explora a poeticidade do bajubá, a língua das travestis, em um letreiro inédito no festival.
- Já o poeta Francisco Mallmann apresenta a instalação textual “A rua é do desejo”, que iluminará o Edifício Central e celebra o encontro entre poesia e pulsação urbana.
Performances
A Festa da Luz ainda promove performances ao longo do circuito, com destaque para o tradicional Duelo de MCs no Viaduto Santa Tereza. Além disso, o festival recebe o Velha Guarda do Soul, e atrações como Trovão Tropical – Carrinho Projetor, Na régua – Cortes na Barbearia da Rua Tamóios, Arrastão Samba D’ouro e Karaokê da Bia.
Então, anota aí!
4ª Festa da Luz
- Data: quinta-feira (14) a domingo (17)
- Local: Baixo Centro de BH – Praça da Estação, Viaduto Santa Tereza, Edifícios Sulacap e Sulamérica, ruas Aarão Reis e Sapucaí
- Entrada gratuita
O post Festa da Luz ilumina o Centro de BH nesta semana apareceu primeiro em BHAZ.