
Animais morrem no Ceará após tomar vacina de lotes suspensos pelo Ministério da Agricultura.
Adagri/Reprodução
Animais morreram em Lavras da Mangabeira, interior do Ceará, após serem vacinados com a Excell 10. A informação foi repassada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) nesta quinta-feira (21). O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) suspendeu dois lotes (16/2024 e 18/2024) do imunizante que tem provocado efeitos adversos nos animais vacinados.
No Piauí, mais de 100 animais (bovinos, caprinos e ovinos) morreram após receberam aplicação da vacina. A suspensão foi determinada pelo órgão ministerial após as mortes no estado. A vacina é usada para tratar cerca de dez doenças nos animais.
Com isso, os órgãos alertam para que veterinários, produtores rurais e revendedores de produtos veterinários devem suspender o uso e a comercialização da vacina, que é produzida pela Dechra Brasil (veja nota da empresa abaixo).
Nesta quinta, a Adagri realizou uma visita em Lavras da Mangabeira, com apoio do curso de medicina veterinária da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Os especialistas visitaram uma propriedade no município e constaram que animais que tomaram a vacina morreram, conforme o proprietário. No entanto, não foram detalhadas as espécies e quantidade de óbitos.
Veja nota da Dechra Brasil na íntegra
“A Dechra Brasil informa que recebeu relatos de reações vacinais principalmente em caprinos e ovinos após a administração do produto Excell 10, lotes 016/24 e 018/24. As manifestações observadas incluem edema no local da aplicação, febretransitória, apatia, variando em intensidade e duração.
No momento, nossas equipes técnica e de qualidade estão conduzindo investigações detalhadas juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para identificar eventuais causas. De maneira preventiva, estamos solicitando que sejam interrompidas as vendas dos lotes 016/24 e 018/24 de Excell 10.
Estamos acompanhando a situação com máxima atenção e já tomamos todas as providências necessárias para identificar as causas. As análises estão em andamento e trabalhamos para que os resultados e atualizações sejam divulgados o mais breve possível.
Reiteramos nosso compromisso com a qualidade, eficácia e segurança de nossos produtos e com o apoio técnico aos profissionais e criadores que confiam em nossa marca”.
Ministério da Agricultura suspende utilização da vacina Excell L10
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará