Carnaval de BH pode ser reconhecido como patrimônio cultural

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) lançou, nessa quinta-feira (21), uma consulta pública online para que a sociedade civil participe do processo de reconhecimento do Carnaval de BH como patrimônio cultural. O formulário está disponível no Portal PBH até 30 de setembro.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

A PBH utilizará a consulta será como base para a elaboração do Inventário Cultural e do Dossiê de Registro do Carnaval de BH, fundamentais para o reconhecimento como patrimônio cultural. Com perguntas de múltipla escolha e discursivas, o questionário busca mapear trajetórias, vínculos com a festa e percepções sobre essa manifestação cultural.

De acordo com a PBH, os fazedores e fazedoras do Carnaval de BH sugeriram a consulta pública durante a primeira reunião pública sobre o tema, em abril deste ano. A intenção é elaborar um inventário e um Dossiê de Registro, que serão submetidos ao Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município (CDPCM-BH).

O Inventário é um levantamento detalhado sobre um bem cultural e tem o objetivo de identificar e compreender quais são os seus elementos constituidores. Com o estudo, evidencia-se também as formas de reprodução e transmissão, além dos elementos que representem riscos à sua existência, assim como ações necessárias à sua salvaguarda. Essa informações serão utilizadas para decidir sobre o título de Patrimônio Cultural.

O post Carnaval de BH pode ser reconhecido como patrimônio cultural apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.