
Madu Costa é escritora mineira
Paulo Lacerda/Fundação Clóvis Salgado
Mulheres negras mineiras podem se inscrever até 31 de agosto em edital que vai selecionar três obras literárias ou científicas. As autoras vencedoras vão receber R$ 10 mil cada e terão 600 exemplares de livros publicados e distribuídos gratuitamente.
A iniciativa é do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com a Fundação Clóvis Salgado (FCS), por meio do programa antirracista “Sobre Tons”.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 MG no WhatsApp
O edital tem o objetivo reconhecer e incentivar a produção literária e científica de mulheres negras que nasceram no estado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 31 de agosto pelo site.
Quem pode se inscrever?
Podem participar autoras maiores de 18 anos, com obras escritas em português, de qualquer gênero literário ou científico, como conto, romance, poesia, crônica, ensaio, literatura infantil, entre outros.
Os livros não precisam ser inéditos e podem ou não conter ilustrações.
Cada autora pode inscrever até três obras, mas apenas uma será selecionada.
As obras devem estar revisadas, ter no máximo 200 páginas e seguir o formato 17×24 cm.
Caso o livro esteja vinculado a uma editora, é necessário apresentar uma carta de anuência e cessão dos direitos autorais.
Sobre a seleção
A seleção será feita por uma comissão formada por três especialistas com atuação reconhecida na área literária.
Serão avaliados critérios como qualidade da obra, originalidade, relevância do tema e contribuição para a valorização da produção negra no país.
O resultado será divulgado até 30 de setembro nos sites da Fundação Clóvis Salgado e da Arts Realizações. As autoras selecionadas também serão informadas por e-mail.
Veja os vídeos mais vistos no g1 Minas: