Goiás sedia evento do Ministério da Educação para formar multiplicadores na elaboração dos planos estadual e municipais de educação

Goiás sedia um evento promovido pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de formar multiplicadores responsáveis pela elaboração do novo Plano Estadual de Educação e dos Planos Municipais, que devem ser atualizados ainda em 2025. A ação visa garantir que todos os documentos sejam elaborados de acordo com o modelo, as orientações e as metas estabelecidas no Projeto de Lei 2.614 que institui o novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2025-2035.

Em Goiânia, o evento conta com a participação de representantes das secretarias municipais de Educação, das Coordenações Regionais da rede estadual, de prefeituras goianas e de profissionais que irão orientar a elaboração dos novos planos no estado.

A secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, participou do evento e destacou a importância de se pensar em uma atualização real dos planos de educação. Ela explica que a educação tem a responsabilidade de formar novas gerações e mudar o jeito do mundo ser: “Nossas pautas têm que estar pautadas na cultura da paz, é preciso pensar na paz. Escola é um lugar de acolhimento, temos que pensar em um espaço em que os alunos se sintam bem”, enfatiza.

Fátima Gavioli ainda destaca a responsabilidade de fazer Planos de Educação que olhem para a escola com foco no futuro da aprendizagem. Ela ressalta que as mudanças implementadas nos últimos anos levaram as unidades escolares e a sociedade a um novo modelo de diálogo com a comunidade escolar.

A coordenadora dos Planos Decenais de Educação do MEC, Stella Cunha, explicou a importância do encontro realizado em Goiás. “Nós vamos apresentar para eles a metodologia utilizada na elaboração do Projeto de Lei que está em tramitação no Congresso, o PL 2614. Agora, vamos repassar essa metodologia para toda a rede aqui de Goiás, de modo que estejam preparados para elaborar os novos planos de educação do estado”, afirmou.

A coordenadora estadual de implementação do Plano Nacional de Educação em Goiás, Sueid Mendonça, destaca a importância do momento. “Esses atores aqui presentes farão a definição das ações no estado e nos municípios para melhorar a aprendizagem e moldar um novo momento para a educação”, afirma.

O Ministério da Educação tem promovido encontros com representantes de estados e municípios para discutir e alinhar os planos estaduais e municipais ao novo Plano Nacional de Educação. O objetivo é garantir que as políticas educacionais em âmbito nacional e local estejam integradas, otimizando recursos e promovendo uma educação pública mais eficiente e de qualidade.

Estela também ressaltou que, ao final do evento, os participantes estarão aptos a elaborar os novos planos e a propor soluções para os desafios identificados. “Eles vão trabalhar com uma metodologia que começa com a identificação dos problemas. No último dia, será feito um diagnóstico da situação educacional de cada município e do estado como um todo, para que possam traçar objetivos e metas para os próximos dez anos”, concluiu.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.