‘O Globo’ divulga fake news sobre cidadania italiana por sobrenome

Uma informação falsa sobre cidadania italiana circulou nesta segunda-feira, 12, após ser publicada pelo jornal carioca O Globo, com base no periódico colombiano El Tiempo, da Colômbia.

A notícia afirmava que a Itália passaria a “conceder” automaticamente cidadania e passaporte europeu a pessoas cujos sobrenomes constassem de uma determinada lista italiana.“A Itália dará de presente o passaporte europeu às pessoas que tiverem algum desses sobrenomes” (“Italia le regalará el pasaporte europeo a las personas que tengan alguno de estos apellidos”, no original), diz o título sensacionalista.

Título sensacionalista do jornal El Tiempo induz leitores ao erro sobre cidadania italiana. Manchete afirmava que “a Itália dará de presente o passaporte europeu a quem tiver certos sobrenomes.
Título sensacionalista do jornal El Tiempo induz leitores ao erro sobre cidadania italiana. Manchete afirmava que “a Itália dará de presente o passaporte europeu a quem tiver certos sobrenomes.

O conteúdo foi repercutido sem checagem por veículos como O Antagonista e Brasil 247 (que retirou do ar horas depois), em um claro erro grave de apuração. No jargão jornalístico, trata-se de uma barrigada — quando uma redação publica uma informação incorreta por falha na verificação.

A notícia falsa contrasta com o cenário atual na Itália. Um novo projeto de Lei, oriundo do Decreto-Lei 36, propõe endurecer as regras para o reconhecimento da cidadania. O texto deve ir ao plenário nos próximos dias e, se aprovado, limitará o direito apenas a filhos e netos de italianos, dificultando o acesso a gerações mais distantes.

O processo de cidadania italiana exige documentação que comprove a descendência direta com um cidadão italiano. A Itália adota o princípio do jus sanguinis (direito de sangue), que reconhece a nacionalidade a partir da origem familiar — nunca apenas por sobrenome.

Notícia falsa sobre cidadania italiana por sobrenome é repercutida sem checagem pelo O Globo | Foto: Site O Globo

Sobrenomes

Esses são alguns dos sobrenomes que ‘poderiam’ solicitar a cidadania italiana, segundo a falsa notícia:

Abate, Labate, Abatantuono, Abaticola, Achilla, Achille, Achilleo, Achillini, Anes, Anesin, Anesini, Annes, Annesi, Bianchini, Bianchetti, Biancone, Lo Bianc, Bottari, Bottarelli, Bottarini, Bottaro, Chiletti, Chiloni, Chilesotti,

Della Giovanna, Da Rossa, Espósito, Degli Sposti, Fiore, Flores, Giani, Giovannetti, Larossa, Nalesso, Natale, Risso, Ricci, Sorace, Suraci, Soracca, Soracchi, Soracco, Vani, Vannicelli, Vanno, Vanetto, Zanella, Zanoli, Zannier.

O post ‘O Globo’ divulga fake news sobre cidadania italiana por sobrenome apareceu primeiro em Italianismo – Notícias sobre a Itália.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.