Christoph von Weyhe, ícone e referência do universo da moda, morre aos 88 anos

Christoph von Weyhe, artista alemão e parceiro de vida de Azzedine Alaïa, faleceu nesta quarta-feira, 14, aos 88 anos. A Fundação Azzedine Alaïa divulgou a notícia. Vale destacar que o artista foi o grande responsável por ajudar a fundar a instituição, que desde então preserva o legado do célebre costureiro. Contudo, a causa da morte ainda não foi divulgada.

Sobre o artista

Nascido em 1937, em Halle, na antiga Alemanha Oriental, von Weyhe pertencia a uma tradicional família aristocrática. Ainda jovem, mudou-se para Paris, onde concluiu seus estudos em Belas Artes em 1961. Foi nessa mesma década que conheceu Alaïa, dando início a uma parceria pessoal e artística que duraria mais de seis décadas, até a morte do estilista em 2017.

Ao longo de sua carreira, o artista se destacou por suas paisagens atmosféricas. Centrando grande parte de sua produção nas cenas portuárias de Hamburgo, sua cidade natal. A partir da década de 1980, passou a dedicar-se intensamente a essa temática, criando guaches diretamente no local, que posteriormente transformava em telas de grandes dimensões.

Contudo, seu ateliê, localizado no último andar da Rue de la Verrerie, número 18, tornou-se um centro de criação e inspiração. Ali, ele desenvolveu diversas obras que hoje continuam sendo exibidas nas boutiques da maison Alaïa.

Já em 2016, sua produção artística foi celebrada com a publicação da monografia “Christoph von Weyhe, Au Silence”, em colaboração com a editora Actes Sud e a então Associação Azzedine Alaïa.

Após a morte de Alaïa, von Weyhe assumiu papel ativo na fundação criada para preservar o legado do estilista. No entanto, nos últimos anos, enfrentou divergências internas, culminando em sua retirada do conselho.

O post Christoph von Weyhe, ícone e referência do universo da moda, morre aos 88 anos apareceu primeiro em RSVP.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.