Governo de Goiás entrega reforma do Ciranda da Arte e celebra 20 anos de história do Instituto

Com investimentos de mais de R$ 700 mil, o Ciranda da Arte também celebra seus 20 anos de criação e atuação nas unidades escolares públicas estaduais

O Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, unidade da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), que faz um trabalho voltado à formação cultural dos estudantes da rede pública de ensino teve a sua reforma finalizada. Nesta quinta-feira (15/05), o Governo de Goiás fez a entrega da reforma do Instituto, celebrando os 20 anos de sua existência e sua importância para a Educação artística no estado.

A cerimônia de inauguração foi realizada na sede do Ciranda da Arte, em Goiânia, com a presença de mais de 30 professores que atuam no instituto. Os investimentos na reforma foram executados com o objetivo de oferecer ainda mais condições de aprendizado e desenvolvimento artístico para os estudantes da rede pública estadual de ensino e superam R$ 700 mil.

A reforma contemplou melhorias importantes na infraestrutura do espaço, como a reconstrução do telhado, reforma do ateliê de artes visuais, sala de artes cênicas e camarim, auditório, cozinha, sanitários dos funcionários e depósito.

Também foram feitas adaptações para acessibilidade, instalação de central de gás, melhorias no sistema de combate a incêndios, e tratamento acústico na sala multidisciplinar, garantindo mais segurança, conforto e acessibilidade para estudantes, servidores e professores.

Conhecido como referência no ensino e na prática artística dentro da rede estadual, o Instituto estimula e desenvolve talentos por meio da música, dança, artes visuais, teatro e outras expressões, contribuindo com a formação cultural dos estudantes. Com a reforma, o espaço passa a oferecer estrutura adequada para os diversos projetos realizados.

Dons e talentos

A secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, destacou sua alegria ao ver o Ciranda renovado. “Depois de tanto tempo sonhando com um espaço adequado, hoje vemos essa lindeza que ficou o Ciranda da Arte, um lugar confortável e digno para os nossos estudantes desenvolverem seus dons e talentos”, afirmou Fátima.

A gerente de Arte e Educação da Seduc/GO, Luz Marina de Alcântara, relembrou os desafios enfrentados ao longo dos anos para manter o projeto ativo e comemorou a conquista. “Ver nossa sede assim é emocionante. Já passamos por muitos desconfortos, mas seguimos firmes com um espaço lindo para receber nossos estudantes”, agradeceu, Luz Marina.

20 anos de arte e Educação

O Ciranda da Arte surgiu em 1999, inicialmente como Coordenação de Arte da Subsecretaria Metropolitana de Educação, com a missão de acompanhar e apoiar projetos artísticos nas escolas. Em 2005, foi institucionalizado como o Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, expandindo sua atuação para todas as regionais de Educação do estado.

Desde então, o instituto tem se dedicado à formação continuada de professores de arte, à pesquisa e produção artística e à promoção de eventos culturais. Oferece cursos, grupos de estudo, orientação curricular e formação de grupos artísticos, sempre com foco na valorização da arte como ferramenta de transformação na vida dos estudantes.

(Texto: Isabele Brandão/Fotos: Solimar de Oliveira)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.