INSS exige biometria para liberar novos empréstimos consignados a partir de 23 de maio

Em resposta ao recente aumento de denúncias de fraudes envolvendo empréstimos consignados e descontos indevidos de associações, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que a biometria será obrigatória para liberar novas operações de crédito consignado a partir de 23 de maio. A medida valerá para todos os aposentados e pensionistas, sem exceção.

Nova regra de segurança

Segundo publicação no Diário Oficial, a partir dessa data, todo beneficiário que quiser contratar ou renovar empréstimo consignado deverá autorizar a operação com autenticação biométrica por meio do aplicativo Meu INSS. A autorização será exigida a cada nova operação ou seja, não será mais possível manter autorizações permanentes como anteriormente.

A biometria serve para garantir que é o próprio beneficiário quem está autorizando a liberação dos dados para as instituições financeiras, dificultando a ação de golpistas e intermediários.

Fraudes em massa: 1,5 milhão de queixas

A mudança foi acelerada após a revelação, pela Polícia Federal, de um esquema de fraudes envolvendo descontos indevidos de associações em benefícios previdenciários. De acordo com o último balanço divulgado, mais de 1,5 milhão de pessoas já informaram no Meu INSS que não reconheceram os débitos lançados em seus contracheques.

Outros 3 milhões de segurados acessaram o sistema, mas ainda não confirmaram se reconhecem ou não os descontos. O INSS afirmou que o processo continuará aberto, sem prazo definido para encerramento.

Reembolso automático e sem intermediações

Ao clicar em “não autorizei” no aplicativo Meu INSS, o beneficiário não precisa fazer mais nada. O instituto se compromete a cobrar as entidades envolvidas e, caso elas reconheçam o erro, o valor será restituído automaticamente no próximo pagamento do benefício.

Caso contrário, a disputa poderá seguir para a Justiça, com posterior divulgação de um calendário de pagamento para os valores reconhecidos judicialmente.

Atendimento ainda é limitado

Por enquanto, o atendimento para dúvidas está restrito ao aplicativo Meu INSS e ao número 135, mas o instituto já estuda formas de incluir atendimento presencial, especialmente para pessoas idosas com dificuldades tecnológicas. A medida é considerada essencial diante do alto número de reclamações e da complexidade dos casos.

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