Lula diz que ‘democracia está capengando’, mas segue firme, em evento sobre importância da cultura


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (20), que a “democracia está capengando”, mas segue andando apesar de tentativas de ruptura. Segundo o petista, viver democraticamente não é “um pacto de silêncio, e sim uma sociedade em movimento”.
A fala ocorreu durante evento no Rio de Janeiro, que marcou a entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC), maior honraria pública da área cultural no Brasil.
Entre os homenageados deste ano estão a primeira-dama Janja Lula da Silva, a atriz Fernanda Torres, o diretor Walter Salles, a apresentadora Xuxa Meneghel e outras 110 personalidades, além de 14 instituições de destaque na cultura nacional.
Durante o evento, o presidente afirmou que gostaria de iniciar o pronunciamento dando parabéns aos artistas brasileiros, que “nunca desistiram e resistiram sempre”.
“Graças a vocês, a gente consegue manter a democracia capengando, mas a democracia andando. É importante a gente lembrar que nós estamos vivendo o tempo mais longevo de democracia contínua nesse país”, afirmou o presidente.
Ele prosseguiu: “Mesmo assim, tentaram dar um golpe no dia 8 de janeiro [de 2023] e a sociedade brasileira, mais uma vez, repeliu a tentativa de golpe. Porque nós aprendemos que democracia não é um pacto de silêncio, democracia é uma sociedade em movimento”.
“Se depender de todos nós aqui, esse país nunca mais haverá de sofrer um golpe. E se houver um golpe, nos haveremos de destruí-lo”, frisou.
A cerimônia ocorre no Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio, e marca também a reinauguração do edifício histórico, que estava fechado há 10 anos. O evento celebra ainda os 40 anos do Ministério da Cultura (MinC), sob o tema “40 anos do MinC: Democracia e Cultura”.
“Arte e cultura serão sempre alvos prioritários dos autoritários de plantão. Durante o regime militar, artista foram censurados, perseguidos, presos, torturados, exilados e mortos, mas não se calaram. Lutaram com as armas que tinham: o talento, a alma e o coração”, seguiu o presidente.
Lula participa de reinauguração do Palácio Capanema
Reprodução/TV Globo
Lula lembrou que recriou o Ministério da Cultura e que houve redução de recursos para pasta nos últimos governo.
Lula disse que o ministério sofreu duro golpe durante os quatro anos em que arte e cultura foram “demonizadas” e artistas “tratados como inimigos do povo”.
Lula também afirmou que a classe artística não pode depender apenas dos recursos do orçamento do governo federal. O presidente incentivou que o setor se aproxima de parlamentares, que anualmente destinam dinheiro de emendas parlamentares para projetos de diferentes áreas.
“É preciso que vocês se aproximem do congresso para convencer os deputados que nós queremos cada vez mais cultura, mais arte e que a gente não quer mais obscurantismo”, disse.
Reinauguração do Palácio Capanema
Lula também criticou a proposta do governo Bolsonaro de vender o Palácio Capanema, reinaugurado nesta terça-feira após sete anos de reforma.
Inaugurado originalmente em 1945 e tombado desde 1948, o Palácio Gustavo Capanema é um ícone do modernismo brasileiro, projetado por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, com consultoria de Le Corbusier. O espaço reabre como centro cultural e administrativo, abrigando escritórios do Ministério da Cultura e do Iphan.
“Quero terminar dizendo em alto e bom som: ainda estamos aqui atentos e cada vez mais fortes”.
Retomada com participação popular
A seleção dos homenageados contou com participação popular. Durante 10 dias, o Ministério da Cultura recebeu mais de 11 mil sugestões via formulário digital, com nomes de artistas, instituições e coletivos de todo o país.
As áreas mais indicadas foram artes cênicas (26,5%), música (22,1%), literatura (12,2%), audiovisual (9,9%) e culturas urbanas (8,5%).
As indicações foram avaliadas por uma Comissão Técnica e pelo Conselho da Ordem, que definiram os condecorados em três categorias:
Grã-Cruz: maiores distinções
Comendador: contribuições de destaque
Cavaleiro: contribuições relevantes em suas áreas
Clique aqui para ler todos os homenageados.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.