Mais de cinco mil pessoas assinaram um abaixo-assinado virtual que pede a retomada da parada dos ônibus metropolitanos da Via Ouro, no ponto localizado ao lado do BH Shopping, na região Centro-Sul da capital mineira. A mobilização é uma resposta a um processo judicial, movido pelo Consórcio Metropolitano, que impede os coletivos que saem de Nova Lima de realizarem o embarque e desembarque no local.
De acordo com o documento, a linha Via Ouro oferece tarifa de R$ 2 para o trajeto entre Nova Lima e o bairro Jardim Canadá, com passagem obrigatória pelo BH Shopping. Com a proibição, usuários passaram a depender de linhas operadas pelos consórcios da Saritur, cujas passagens podem chegar a R$ 10,35. O abaixo-assinado destaca que a decisão dificultou a vida de centenas de pessoas e pesou no bolso dos passageiros.
Para quem não pode arcar com a nova tarifa, a única alternativa é descer no bairro Vila da Serra e caminhar quase 1,5 km até o shopping. Ainda conforme o documento, movido pelo vereador Abner Henrique, muitos moradores de Nova Lima consideram incoerente o fato de que o ônibus de Belo Horizonte continue entrando normalmente na cidade metropolitana enquanto o contrário foi proibido.
O vereador afirma que a motivação para a mudança não foi técnica, mas, sim, econômica. Ele vem utilizando as redes sociais para divulgar a campanha e cobrar uma solução.
A reportagem solicitou um posicionamento da Prefeitura de Nova Lima sobre o abaixo-assinado. Se a resposta for enviada, a matéria será atualizada.
O post Abaixo-assinado pela retomada da parada da Via Ouro no BH Shopping já tem mais de 5 mil assinaturas apareceu primeiro em BHAZ.