Leia Também:
Saiba data, horário, local e transmissão da final da Champions League
Champions: Saiba quanto faturaram Inter de Milão e PSG até a final
PSG vence o Arsenal e se garante na final da Champions League
De lá para cá, os brasileiros criaram tradição de ganhar – em todas as finais do século, a de 2004/05 foi a única que não teve nenhum brasileiro campeão da Champions, quando o Liverpool venceu o Milan.Agora, uma nova final se aproxima, com os zagueiros Marquinhos e Lucas Beraldo representando o Brasil no Paris, e o lateral-esquerdo Carlos Augusto na Inter de Milão. Assim, já é certeza que pelo menos um brasileiro sairá campeão do confronto, mantendo a tradição que já dura 20 anos.
Carlos Augusto, brasileiro na Inter de Milão
| Foto: ISABELLA BONOTTO / AFP
Brasileiros na Champions de 2024/25Os brasileiros tiveram presença expressiva nesta Champions. Nas quartas de final, eram 13 jogadores espalhados entre os oito times, com a maior concentração de brazucas no Real Madrid, eliminado ainda nas quartas, e no Arsenal, que caiu nas semifinais.O destaque do Brasil nesta edição ficou na semifinal com o único representante do país no elenco do Barcelona – Raphinha. Cotado para a Bola de Ouro, ele marcou 13 gols na competição, assumindo a artilharia.O duelo com mais jogadores, por outro lado, aconteceu nas quartas de final, entre Real Madrid e Arsenal, com quatro brasileiros de cada lado. No Real, Vinicius Júnior e Rodrygo foram titulares, enquanto Endrick foi reserva. Há ainda mais um brasileiro no elenco merengue, o zagueiro Éder Militão, que está afastado dos campos por ruptura de ligamento.
Vini Jr, Militão, Endrick e Rodrygo, brasileiros no Real Madrid
| Foto: Reprodução I Instagram @vinijr
No Arsenal, a situação estava bem parecida: Gabriel Magalhães e Gabriel Martinelli como titulares e o goleiro Neto como reserva, além de Gabriel Jesus, também de fora por ruptura no ligamento.Havia ainda Yan Couto, brasileiro no Borussia Dortmund, disputando a vaga na semi. Aston Villa e Bayern de Munique não contavam com nenhum brasileiro em seus elencos, mas ficaram pelas quartas ao perderem para PSG e Inter, respectivamente, formando uma semifinal com pelo menos um brasileiro em cada time e confirmando mais uma final com o Brasil presente.