O Ministério da Educação (MEC) publicou nessa sexta-feira (23), em edição extra do Diário Oficial da União, o edital do Enem 2025. A partir deste ano, o exame trará mudanças importantes como: utilizar os resultados para obter a certificação de conclusão do ensino médio e estudantes da rede pública terão inscrições pré-preenchidas.
Segundo o Ministro da Educação, Camilo Santana, a medida visa estimular a participação dos alunos. “Pela primeira vez, os alunos concluintes de escola pública estarão com inscrição pré-preenchida no sistema. Basta entrar no endereço da página, confirmar a inscrição e fazer a opção pela prova de línguas”, explicou.
Pessoas com mais de 18 anos que indicarem essa finalidade no momento da inscrição poderão obter a certificação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará a lista das instituições certificadoras. O exame volta, assim, a oferecer essa possibilidade sem substituir o Encceja, que continua em vigor.
Os estudantes poderão se inscrever no Enem 2025 entre 26 de maio e 6 de junho, exclusivamente pela Página do Participante. A taxa de inscrição custa R$ 85 e pode ser paga até o dia 11 de junho por boleto, Pix, cartão de crédito ou débito em conta. Assim como, não haverá cobrança para concluintes da rede pública nem para participantes inscritos no CadÚnico que utilizarem o exame para certificação.
O Inep aplicará as provas em dois domingos consecutivos: 9 e 16 de novembro. Em contrapartida, os municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, o instituto adiou a aplicação para 30 de novembro e 7 de dezembro, por causa da realização da COP 30.
Participantes que necessitam de atendimento especializado deverão solicitá-lo no momento da inscrição. O edital prevê apoio a pessoas com deficiências, transtornos do desenvolvimento, gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar. Além disso, Travestis, transexuais e transgêneros terão o nome social automaticamente considerado, desde que os dados estejam atualizados na Receita Federal.
Cronograma do Enem 2025:
- Inscrições: 26 de maio a 6 de junho
- Pagamento da taxa: até 11 de junho
- Solicitação de atendimento especializado: 26 de maio a 6 de junho
- Resultado do atendimento especializado: 13 de junho
- Recurso do atendimento especializado: 16 a 20 de junho
- Resultado do recurso: 27 de junho
- Provas: 9 e 16 de novembro
- Provas em Belém, Ananindeua e Marituba (PA): 30 de novembro e 7 de dezembro
O Enem segue como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado por programas como o Sisu, Prouni e Fies, além de instituições internacionais, especialmente em Portugal, que têm convênio com o Inep.
O post Enem 2025: MEC publica edital com certificação do ensino médio e inscrição automática para rede pública apareceu primeiro em BHAZ.