Pé-de-Meia: aplicativo Jornada do Estudante atualiza novos aprovados; veja como consultar

O aplicativo Jornada do Estudante foi recentemente atualizado com informações importantes para quem acabou de ser aprovado no programa Pé-de-Meia. A mensagem exibida indica: “Você atende aos critérios do programa e suas informações estão em processamento pela Caixa Econômica”. Isso significa que o estudante está apto a receber o benefício e deve aguardar o período de pagamento para visualizar detalhes das parcelas.

A atualização mais recente foi realizada no dia 16 de maio de 2025. O Pé-de-Meia é um programa do governo federal que oferece um incentivo financeiro a estudantes de baixa renda, com depósitos mensais de até R$ 200.

Como consultar o status do Pé-de-Meia

Os beneficiários podem acompanhar todas as informações sobre o programa por meio do aplicativo Jornada do Estudante, do Ministério da Educação. Nele, é possível consultar:

  • Dados escolares;

  • Regras do programa;

  • Status dos pagamentos, incluindo valores rejeitados ou aprovados.

Além disso, pelo aplicativo Caixa Tem, na opção “Extrato” e depois “Futuro”, é possível visualizar o agendamento do pagamento com as seguintes informações:

  • Mês e ano de pagamento (por exemplo: “maio 2025”);

  • Descrição “AG G” (agendamento do programa Pé-de-Meia);

  • Valor da parcela, que pode chegar a R$ 200.

Em muitos casos, os estudantes recém-aprovados estão recebendo parcelas retroativas, referentes ao incentivo matrícula e ao incentivo frequência.

Como movimentar o benefício do Pé-de-Meia

Para movimentar o valor, a Caixa Econômica Federal abre automaticamente uma conta digital no nome do estudante. A movimentação do benefício é realizada pelo aplicativo Caixa Tem.

No caso de estudantes menores de 18 anos, é necessário que o responsável legal desbloqueie a conta, realizando o consentimento diretamente no aplicativo, na opção “Jornada do Consentimento”.

Regras para manter o benefício

Para participar e continuar no programa Pé-de-Meia, o estudante deve:

  • Ser integrante de família inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal;

  • Ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo;

  • Manter frequência escolar mínima de 80%.

Em caso de dúvidas, o estudante pode acessar o site oficial do governo federal (gov.br).

O programa Pé-de-Meia tem como objetivo combater a evasão escolar, estimulando a permanência dos jovens na educação básica com apoio financeiro direto.

O post Pé-de-Meia: aplicativo Jornada do Estudante atualiza novos aprovados; veja como consultar apareceu primeiro em O Petróleo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.