
TIC Eixo Oeste, projeto do governo estadual, ligará a capital paulista a Sorocaba (SP) com dois tipos de serviço: o expresso, sem paradas, e o parador, com seis paradas. Trem Intercidades: Governo de SP realiza audiências para discutir projeto que liga Sorocaba à capital
Governo estadual/Divulgação
O Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste, projeto do governo estadual que ligará a capital paulista a Sorocaba (SP) por trajeto ferroviário e em 60 minutos, terá dois tipos de serviço: o expresso e o parador. A velocidade máxima do trem será de 140 km/h.
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Conforme o governo estadual, o serviço expresso fará a ligação direta entre São Paulo e Sorocaba, isto é, sem paradas fora das duas cidades. A expectativa é de que este trajeto seja feito em 60 minutos. Já o serviço parador terá pontos de embarque e desembarque nas estações Sorocaba, Brigadeiro Tobias, São Roque, Amador Bueno (em Itapevi), Carapicuíba e Água Branca (na capital paulista). A expectativa é de que este trajeto seja aproximadamente 5 minutos mais longo do que o expresso.
Mais detalhes sobre o projeto foram apresentados durante a audiência pública realizada na Câmara Municipal de Sorocaba na segunda-feira (26). Na ocasião, o diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias, Augusto Almudin, explicou, por exemplo, como funcionará a compra de passagens para o trem, além de fornecer informações sobre os horários das viagens.
“Todos os trens vão sair com horário marcado. Como se fosse uma passagem de avião, a pessoa compra com antecedência o seu bilhete, vai ter lugar marcado, ela vai viajar sentada, com alto nível de conforto, internet, para fazer esse deslocamento”.
De segunda a sexta-feira, nos horários de pico, um trem partirá de Sorocaba a cada 30 minutos com destino a Água Branca. Já nos períodos de menor demanda, conhecidos como “horários de vale”, a frequência será de um trem a cada 20 minutos. Aos sábados, a operação priorizará o serviço parador, com partidas a cada 20 minutos durante o pico e a cada 40 minutos nos horários de vale. Aos domingos e feriados, a previsão é de que os trens circulem com intervalos de uma hora.
“Na estação de Sorocaba e na estação de Brigadeiro Tobias, este projeto do TIC tem relação com o futuro projeto do VLT Sorocaba que a gente está começando os estudos agora. Um projeto que pretende ligar Iperó a Sorocaba, quando chegar em Sorocaba, vai ter uma conexão com o Trem Intercidades para fazer uma conexão melhor até São Paulo”, ressaltou.
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O investimento estimado para o projeto é de R$ 11,6 bilhões, por meio de uma parceria público-privada (PPP), com base nas diretrizes de traçado da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O montante será destinado à modernização e construção de estações, à aquisição de uma nova frota e à integração com as linhas de trens metropolitanos, metrô e o Trem Intercidades Eixo Norte.
Segundo o projeto, os trens que atenderão ao serviço serão do tipo “trem tubo”, com salão contínuo e interligado, espaço reservado para cadeirantes, área multifuncional para o transporte de bagagens e bicicletas
Divulgação/Governo de SP
O projeto inclui ainda:
Revitalização e reforma das estações Sorocaba e São Roque;
Construção da estação Brigadeiro Tobias;
Construção de uma nova plataforma na estação Amador Bueno e Carapicuíba;
Aquisição de uma nova frota e integração com linhas de trens metropolitanos, metrô e o TIC Eixo Norte (Campinas).
Os trens deverão operar das 5h à meia-noite. As composições deverão contar com lavabos, sistema de monitoramento, conexão wi-fi, tomadas e ar-condicionado. São algumas das exigências definidas pelo governo paulista para a futura concessionária responsável pela linha.
Segundo o projeto, os trens que atenderão ao serviço serão do tipo “trem tubo”, com salão contínuo e interligado, espaço reservado para cadeirantes, área multifuncional para o transporte de bagagens e bicicletas, e capacidade para até 470 passageiros. A expectativa é de transportar cerca de 50 mil passageiros por dia.
O projeto encontra-se atualmente em fase de consulta pública. Depois disso, o edital do projeto será publicado e ocorrerá o leilão de concessão, previsto para este ano. A assinatura do contrato entre o governo estadual e a empresa vencedora deve acontecer no 1º semestre de 2026.
Segundo Augusto Almudin, as obras devem ser concluídas no prazo máximo de sete anos.
Preço
De acordo com o governo estadual, a tarifa para o trajeto completo será de R$ 45. No entanto, o valor será calculado de forma quilométrica, o que significa que o passageiro pagará de acordo com a distância percorrida. Quem utilizar apenas parte do trajeto pagará proporcionalmente ao trecho percorrido. Segundo o diretor, o custo por quilômetro percorrido será de R$ 0,50.
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