
Em todo o estado, 27 novas passarelas para a passagem de pedestres para evitar acidentes e melhorar a segurança nas rodovias. Além disso, as rodovias serão contempladas com ciclovias. Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, em Praia Grande (SP)
Arquivo/Jornal A Tribuna
As rodovias Padre Manoel da Nóbrega (SP-055) e Mogi-Bertioga (SP-098), no litoral de São Paulo, devem ganhar novas passarelas de pedestres até o fim de 2026. O anúncio foi feito pelo governo de São Paulo nesta semana. Além disso, as rodovias serão contempladas com ciclovias. A rodovia Mogi-Dutra (SP-088) também faz parte do mesmo pacote de ações e deve ser contemplada.
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De acordo com o governo estadual, os três lotes de rodovias concedidos no estado de São Paulo ganharão, ao todo, 27 novas passarelas para a passagem de pedestres para evitar acidentes e melhorar a segurança nas rodovias. Os investimentos somam quase R$ 60 milhões.
Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), são 17 obras previstas para 2025, sendo que 4 serão inauguradas ainda neste ano. O investimento estimado é de R$ 36,25 milhões.
Além disso, há previsão de início de dez novas passarelas em 2026, com investimento de R$ 20,2 milhões, sendo nove inaugurações de obras. As estruturas para pedestres evitam travessias irregulares nas rodovias e, assim, previnem acidentes.
Rodovia Mogi-Bertioga no trecho de Mogi das Cruzes
Alessandro Batata/TV Diário
Baixada Santista
A Parceria Público-Privada do Lote Litoral contempla rodovias que ligam o Alto Tietê ao litoral sul do Estado de São Paulo, sendo elas: Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga. O governo de SP prevê a construção de 73 km de ciclovias ao longo dos trechos.
O trecho que liga Bertioga a Santos deve receber ciclovia em toda a extensão, de cerca de 36 km, além de ser totalmente duplicado. A concessão também prevê a construção de 33 km de ciclovias na região de Itanhaém e Peruíbe. Outros 4 km serão instalados entre as cidades de Peruíbe e Miracatu.
O governo estadual, porém, não informou a quantidade de passarelas serão construídas apenas nestas três rodovias.
Ao todo, serão mais de 90 km de duplicações, 10 km de faixas de ultrapassagem e 47 km de acostamentos, construção de 73 km de ciclovias e 27 novas passarelas para passagens de pedestres.
O consórcio Novo Litoral, liderado pela Companhia Brasileira de Infraestrutura (CBI), venceu o leilão internacional do Lote Litoral. Com um prazo de 30 anos, a concessão de 213 quilômetros de vias prevê investimentos de R$ 4,3 bilhões para a realização de intervenções estruturais e melhorias. A fiscalização contratual será de responsabilidade da Artesp.
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