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Jerônimo demonstrou preocupação com os congestionamentos que podem ser causados na BR na semana dos festejos juninos, especialmente entre os dias 20 e 25, datas do São João, com a liberação de mais faixas, devido a abertura das cancelas com o fim dos pedágios.”A gente ainda tem a cultura de que ali está fechado, então reduz a velocidade, e só aquelas duas pistas atrás não vai dar”, disse o governador. Fim do pedágioA BR-324, que liga Salvador a Feira de Santana, passou por mudanças significativas após a saída da ViaBahia da concessão. A concessionária, responsável pela administração desde 2009, enfrentou críticas por descumprimento de obrigações contratuais, como a não realização de obras essenciais e a má conservação da rodovia. Em fevereiro de 2025, o Tribunal de Contas da União (TCU) homologou o encerramento do contrato de concessão da ViaBahia. Foi estabelecido um período de transição até 31 de março de 2025, durante o qual a concessionária continuaria responsável pela operação e manutenção da rodovia. Contudo, devido à falta de pagamento de uma indenização acordada, a ViaBahia anunciou que continuaria administrando a BR-324 mesmo após o prazo estipulado, até que o acordo fosse finalizado. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assumiu a gestão da rodovia após a conclusão desse processo. A expectativa do governo estadual é que, com a nova administração, sejam realizados investimentos urgentes em infraestrutura e segurança na BR-324, atendendo às demandas dos usuários que enfrentam problemas como buracos, falta de iluminação e sinalização deficiente. Ponte sobre o Rio JequitinhonhaA ponte sobre o Rio Jequitinhonha, localizada no km 661 da BR-101, em Itapebi, no sul da Bahia, está passando por um processo de reabilitação devido a problemas estruturais detectados em avaliações técnicas. Em janeiro de 2025, o DNIT interditou o tráfego de veículos pesados na ponte, permitindo apenas a passagem de veículos leves e ônibus. As obras de recuperação da ponte começaram em março de 2025 e têm previsão de conclusão até dezembro deste ano. O projeto, com investimento estimado em R$ 44 milhões, inclui a restauração completa da estrutura e o alargamento da pista de 8 para 12 metros, visando aumentar a segurança e a capacidade de tráfego.