Governo abre licitação para reconfiguração urbana no entorno do VLT

O governo de Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, nesta quarta-feira, 4, a abertura de uma licitação para contratar estudos técnicos para a construção de um Master Plan Estratégico visando a reconfiguração urbana do entorno do VLT de Salvador, da cabeceira da Ponte Salvador-Itaparica e do novo Complexo Rodoviário da capital baiana, no bairro de Águas Claras.A ideia é ampliar a urbanização nos espaços ao redor dos novos empreendimentos de transporte de Salvador, que prometem transformar setores pouco abastados da cidade, como o Subúrbio Ferroviário e o chamado Miolo, na periferia da capital.A empresa responsável pela elaboração dos estudos do Master Plan Estratégico deverá ser escolhida no dia 31 de julho, na sede da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), quando haverá o início oficial do processo licitatório, no modelo Concorrência Presencial.

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Após a contratação, a empresa escolhida terá um prazo de 14 meses para elaborar a proposta urbanística, com planos, projetos e obras preexistentes ou em execução na área de estudo; caracterização da vizinhança, impactos e medidas mitigadoras; construção de cenários; relatórios sobre as salvaguardas ambiental, socioeconômica e de segurança pública; entre outros detalhes.A contratação é mais um passo do governo Jerônimo para garantir a eficácia dos modais de transporte em Salvador, como o metrô, que passou por ampliações recentes; e o VLT, que está com seus três trechos contratados já em obras, entre a Estação da Calçada e a região de Águas Claras.Além disso, a empresa a ser contratada também terá a responsabilidade de pensar a urbanização da cabeceira da Ponte Salvador-Itaparica, que teve seu termo aditivo assinado nesta quarta, 4, pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo consórcio chinês responsável pela obra. Assim, essa região da cidade, próxima ao Centro Antigo, pode enfim passar pela revitalização prometida há décadas, por vários governos estaduais e municipais.VLT a todo vaporConsiderando a ordem de serviço dada no dia 14 de junho de 2024, a construção do VLT em Salvador segue em velocidade acima do previsto no cronograma de obras. Os trens adquiridos pelo governo da Bahia junto à gestão estadual do Mato Grosso passam por manutenção em Hortolândia-SP e devem chegar à capital baiana no final de 2025, viabilizando o início dos testes na região da Calçada.Na última atualização, divulgada no dia 20 de maio, o trecho da Calçada à Ilha de São João tinha 18,67% de execução, seguido pelo trecho entre Paripe e Águas Claras, que estava 13,3% concluído. A terceira parte do traçado, entre Águas Claras e a orla de Piatã, porém, ainda se encontrava em estágio inicial: 1,51%.O planejamento do governo Jerônimo é que o VLT de Salvador já comece a circular até julho de 2026, antes do início da campanha eleitoral. A operação, porém, funcionará de maneira assistida, sem cobrança de passagem, em um trecho pequeno entre a Calçada e o Lobato.Novos traçadosAlém dos três trechos já licitados pelo governo Jerônimo, a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) ainda estuda outros traçados de VLT para Salvador e outros municípios.Um deles é a ampliação, a partir da Estação da Calçada, para o bairro do Comércio, no Centro Antigo. Os estudos para o chamado “trecho 4 do VLT” já estão na reta final e as obras já possuem parte dos recursos garantidos. Pelo menos R$ 100 milhões, economizados de um empréstimo obtido para a construção do “tramo 3 do metrô” (estações Campinas e Águas Claras), serão utilizados para a extensão.Outro plano estudado é o chamado VLT Metropolitano, que sairia de Salvador, passando por Simões Filho, Camaçari e chegando em Alagoinhas. Já há verbas aprovadas no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para a elaboração desse projeto e, passada essa fase, será preciso ter recursos para a construção do modal.

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