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Após a contratação, a empresa escolhida terá um prazo de 14 meses para elaborar a proposta urbanística, com planos, projetos e obras preexistentes ou em execução na área de estudo; caracterização da vizinhança, impactos e medidas mitigadoras; construção de cenários; relatórios sobre as salvaguardas ambiental, socioeconômica e de segurança pública; entre outros detalhes.A contratação é mais um passo do governo Jerônimo para garantir a eficácia dos modais de transporte em Salvador, como o metrô, que passou por ampliações recentes; e o VLT, que está com seus três trechos contratados já em obras, entre a Estação da Calçada e a região de Águas Claras.Além disso, a empresa a ser contratada também terá a responsabilidade de pensar a urbanização da cabeceira da Ponte Salvador-Itaparica, que teve seu termo aditivo assinado nesta quarta, 4, pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo consórcio chinês responsável pela obra. Assim, essa região da cidade, próxima ao Centro Antigo, pode enfim passar pela revitalização prometida há décadas, por vários governos estaduais e municipais.VLT a todo vaporConsiderando a ordem de serviço dada no dia 14 de junho de 2024, a construção do VLT em Salvador segue em velocidade acima do previsto no cronograma de obras. Os trens adquiridos pelo governo da Bahia junto à gestão estadual do Mato Grosso passam por manutenção em Hortolândia-SP e devem chegar à capital baiana no final de 2025, viabilizando o início dos testes na região da Calçada.Na última atualização, divulgada no dia 20 de maio, o trecho da Calçada à Ilha de São João tinha 18,67% de execução, seguido pelo trecho entre Paripe e Águas Claras, que estava 13,3% concluído. A terceira parte do traçado, entre Águas Claras e a orla de Piatã, porém, ainda se encontrava em estágio inicial: 1,51%.O planejamento do governo Jerônimo é que o VLT de Salvador já comece a circular até julho de 2026, antes do início da campanha eleitoral. A operação, porém, funcionará de maneira assistida, sem cobrança de passagem, em um trecho pequeno entre a Calçada e o Lobato.Novos traçadosAlém dos três trechos já licitados pelo governo Jerônimo, a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) ainda estuda outros traçados de VLT para Salvador e outros municípios.Um deles é a ampliação, a partir da Estação da Calçada, para o bairro do Comércio, no Centro Antigo. Os estudos para o chamado “trecho 4 do VLT” já estão na reta final e as obras já possuem parte dos recursos garantidos. Pelo menos R$ 100 milhões, economizados de um empréstimo obtido para a construção do “tramo 3 do metrô” (estações Campinas e Águas Claras), serão utilizados para a extensão.Outro plano estudado é o chamado VLT Metropolitano, que sairia de Salvador, passando por Simões Filho, Camaçari e chegando em Alagoinhas. Já há verbas aprovadas no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para a elaboração desse projeto e, passada essa fase, será preciso ter recursos para a construção do modal.