Estado busca fortalecer política educacional inclusiva com foco na excelência e no talento dos estudantes da rede estadual
A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO) deu mais um passo significativo em sua política de inclusão e valorização da diversidade no ambiente escolar. Durante o Seminário Estadual de Atendimento Educacional Especializado (AEE) voltado para estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação, que será realizado entre os dias 23 e 25 de junho de 2025, em Caldas Novas, será debatido um projeto ambicioso: a consolidação de um centro de referência para identificação e potencialização os superdotados na rede estadual.
A iniciativa será ancorada no trabalho do Núcleo de Atendimento e Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S-GO), que já atua na identificação, acompanhamento e estímulo a esses estudantes, dentro do Centro de Atendimento Educacional Florescer. O objetivo agora é estruturar um verdadeiro centro de excelência capaz de ampliar o alcance das ações de diagnóstico precoce e enriquecimento curricular.
Segundo o escopo do seminário, que contará com palestrantes de renome nacional como Cristina Delou, Tatiana Nakano e Marta Mendes, o foco estará na formação continuada de professores do AEE e mediadores de inclusão, com ênfase na identificação da chamada dupla excepcionalidade – estudantes que, além da superdotação, apresentam deficiências ou transtornos que demandam apoio específico.
“Nosso desafio é garantir que esses talentos sejam identificados desde cedo e tenham acesso a estratégias pedagógicas que estimulem seu desenvolvimento pleno. Queremos uma escola pública que enxergue e valorize cada potencial”, explica Weberson Morais , da gerente de educação especial da Seduc Goiás
Com público previsto de 500 profissionais, entre professores da rede, técnicos da secretaria e especialistas, o evento marca um esforço articulado da educação goiana para alinhar-se às diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da inclusão, com um olhar atento à excelência e à equidade.
A proposta do novo centro é ser uma referência na articulação de estratégias pedagógicas, produção de material didático especializado, assessoria técnica às escolas e acompanhamento contínuo de estudantes com altas habilidades, garantindo não apenas a inclusão, mas o florescimento deles no ambiente escolar.