Primeiro nomeado no mundo desde o conclave, arcebispo de Rio Preto recebe pálio das mãos do papa Leão XIV em Roma: ‘Grande comoção’


Pálio é uma vestimenta litúrgica colocada sobre os ombros dos arcebispos. Cerimônia ocorreu no domingo (29), na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Dom Antônio Emílio Vilar foi elevado a arcebispo neste ano. Arcebispo de Rio Preto recebe pálio das mãos do papa Leão XIV em Roma
Primeiro nomeado no mundo desde o conclave, o arcebispo de São José do Rio Preto (SP), Dom Antônio Emílio Vilar, recebeu no domingo (29) a imposição do pálio arquiepiscopal das mãos do papa Leão XIV, em uma cerimônia realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
O pálio, segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é uma vestimenta litúrgica que é colocada sobre os ombros dos arcebispos. A palavra deriva do latim pallium – manto de lã – e simboliza a missão pastoral dos bispos. Leia abaixo outros detalhes.
Na cerimônia de domingo, o papa Leão abençoou e entregou os pálios a 54 arcebispos, entre eles cinco brasileiros, nomeados nos últimos 12 meses. Foi o primeiro encontro de Dom Vilar com o novo pontífice.
Durante a celebração, o arcebispo de Rio Preto também pronunciou o juramento de fidelidade ao lado dos demais novos arcebispos de todo o mundo: “Serei sempre fiel e obediente ao Bem-aventurado Apóstolo Pedro, à Santa e Apostólica Igreja de Roma, a ti, Sumo Pontífice, e a teus legítimos sucessores. Assim me ajude Deus Onipotente”.
Ao g1, Dom Vilar comentou sobre o significado do gesto de receber o pálio das mãos do papa, bem como ressaltou que, agora arcebispo, tem o compromissos de manter a missão de ser peregrino da esperança aos cristãos no noroeste paulista.
“Foi um momento único na vida da gente e poder ser agraciado de também receber o pálio como comunhão do pastoreio do papa nesta unidade. Então, momento de grande comoção de viver esse momento de igreja único na nossa vida”, se comoveu o arcebispo.
Segundo o arcebispo, antes, ele teve a oportunidade de visitar Roma por duas vezes. Nesse contexto, celebrou o retorno em um momento especial de coroação de 25 anos de serviços à Igreja Católica.
“É um momento que expressa um crescimento, um amadurecimento de todos, uma colheita de frutos. O símbolo é um momento de proximidade com Cristo, né? Ele é o vigário de Cristo na Terra. Então, a liturgia em si tem essa conotação”, pontua Dom Vilar.
Há mais uma etapa no rito, que, segundo a Arquidiocese de Rio Preto, será realizada no dia 9 de julho, na catedral de Rio Preto. A viagem de Dom Vilar, dos demais padres e representantes da arquidiocese termina na terça-feira (1º), quando retornam ao Brasil.
Arcebispo de Rio Preto recebe pálio das mãos do papa Leão XIV em Roma
André Botelho/Arquidiocese de S.J. Rio Preto
Dom Antônio Emílio Vilar, arcebispo de Rio Preto (SP), recebeu o pálio das mãos do papa Leão XIV em Roma
André Botelho/Arquidiocese de S.J. Rio Preto
Dom Antônio Emidio Vilar, de Rio Preto (SP), foi nomeado arcebispo pelo papa Leão XIV
Arquidiocese de Rio Preto/Divulgação
Novo arcebispo
Dom Vilar tomou posse como arcebispo de Rio Preto em maio deste ano. De acordo com a agora Arquidiocese de São José do Rio Preto, trata-se da primeira arquidiocese criada em todo o mundo pelo papa Leão XIV, logo nos primeiros dias de seu pontificado.
A nova província foi desmembrada da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto (SP). O arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, fez a imposição do pálio sobre Dom Vilar.
Agora, a Arquidiocese Metropolitana de Rio Preto coordena também as dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga (SP).
Após a diocese ser elevada a arquidiocese metropolitana, a principal igreja católica da cidade foi promovida à condição de catedral metropolitana e passa por obras de revitalização que incluem uma cruz de 20 metros de altura.
Basílica de São Pedro, no Vaticano
Arquidiocese de Rio Preto/Divulgação
O que é o pálio?
De acordo com informações do portal oficial Vatican News, o pálio é uma vestimenta litúrgica usada na Igreja Católica, consistindo de uma faixa de pano de lã branca que é colocada sobre os ombros dos arcebispos.
Sendo assim, o pálio é o símbolo da missão pastoral do bispo. O pálio é também a prerrogativa dos arcebispos metropolitanos, como símbolo de jurisdição em comunhão com a Santa Sé.
Vilar irá recebe o pálio das mãos do papa Leão XIV em Missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano
Vatican News/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.